Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Baden Powell

Músico de personalidade complexa e de excepcional capacidade criativa

Musicograma

No AR em 06/08/2012 - 03:30

Baden Powell

Maior nome e principal divulgador do violão brasileiro no exterior, Baden Powell, se vivo, estaria comemorando 75 anos de idade no próximo seis de agosto. Era um homem de personalidade complexa e um artista de excepcional capacidade criativa.

Os músicos que conviveram com Baden destacam a maneira única com que ele absorvia, processava e devolvia uma música, com seu estilo inconfundível. Ele justificava a paixão pela arte e pelo instrumento com a frase: “O violão é minha metade”. Para amigos e admiradores como Toquinho, “a mão de Baden tocava por duas”.

O aprendizado foi lento, construído com rigor, quando, ali pelos anos 50 e 60, o violão assumiu de vez a posição de instrumento síntese da MPB. Neste período, Baden teve o privilégio de passar pela fase áurea do Rádio e ver a Bossa Nova nascer. Assim, esteve muito próximo de todos os desdobramentos que vieram depois.

Sem se prender a nenhum movimento ou se preocupar com modismos, construiu uma carreira à parte e acabou se tornando fonte onde foram beber jovem-guardistas e tropicalistas, impressionados com as diabruras que ele fazia com a mão direita.

Baden viveu como se exposto ao ritmo dos acordes que tensionava no violão. Boêmia, vários casamentos, histórias sobre sua personalidade polêmica que oscilam entre realidade e lenda e constituem, até hoje, parte do folclore da MPB.

No Musicograma Baden Powell é o próprio narrador de alguns desses momentos, em que fala dos parceiros, dos intérpretes da sua obra e dos filhos. O especial foi editado a partir do acervo registrado nos anos 90, com trechos do programa “Baden muito Especial”, produzido e dirigido por Fernando Lobo e de um encontro com os filhos Marcel e Phillippe Baden, no Hotel Quitandinha, em Petrópolis.





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/07/2012 - 15:23 e atualizado em 22/08/2012 - 14:34

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí