Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Os sopros de Mário Sève e David Ganc

A dupla revive a obra dos geniais Pixinguinha e Benedito Lacerda

Musicograma

No AR em 31/07/2011 - 00:30

 

 

Musicograma Mario Sève e David Ganc

A obra dos geniais compositores Pixinguinha e Benedito Lacerda é revivida com amor e talento por Mário Sève e David Ganc, no Musicograma de sábado (30), às 21h30.


O show aconteceu no Clube do Choro de Brasília, onde os dois músicos foram acompanhados pelo grupo Choro Livre, formado por Henrique Neto (violão 6 cordas), Rafael dos Anjos (violão 6 cordas), Márcio Marinho (cavaquinho) e Tonho (pandeiro). Baseado num livro/CD Choro Duetos, o show vem preencher uma lacuna histórica. Pela primeira vez, os contrapontos criados pelo sax tenor de Pixinguinha são transcritos e organizados juntamente com a melodia gravada pela flauta de Benedito Lacerda e, assim, podem ser estudados e praticados em diversas formações instrumentais.


No repertório exibido pelo programa: Descendo a serra (Pixinguinha e Benedito Lacerda); Tereza Boca do Rio (Nando/Geraldo Carneiro); Urubu Malando (Pixinguinha e Benedito Lacerda); Fabiano e sua turma (Mario Sève); Pagode Jazz Sardinha"s Club (Rogério Lessa/Eduardo Neves); Cheguei (Pixinguinha e Benedito Lacerda); 1 x 0 (Pixinguinha e Benedito Lacerda).


Mário Sève é saxofonista, flautista, compositor e arranjador, integrante e fundador dos quintetos Nó em Pingo D"Água e Aquarela Carioca, com os quais gravou 12 discos e recebeu muitos prêmios. Faz parte do grupo de Paulinho da Viola desde 1996. Escreveu o livro Vocabulário do Choro e coordenou o Songbook do Choro, lançados pela editora Lumiar. Produziu, de 2000 a 2004, o festival anual Riochoro, que reuniu grandes nomes do gênero. Foi diretor artístico do Centro de Referência da Música Carioca (2007 a 2009) e premiado em inúmeros festivais. Gravou os CDs Bach & Pixinguinha (2001), com Marcelo Fagerlande; Choros, por que sax? (2004), com Daniela Spielmann; Pixinguinha + Benedito (2005), com David Ganc; e Casa de todo Mundo (2007), com suas composições e várias participações especiais. Em 2008, Carol Saboya lançou um CD com canções exclusivas de sua autoria.


O carioca David Ganc é saxofonista, flautista e arranjador. Iniciou sua carreira nos anos 70 na banda A Barca do Sol. Lançou quatro CDs solo: Baladas Brasileiras; Caldo de Cana; David Ganc & quarteto de cordas Guerra Peixe interpretam Tom Jobim, indicado para o Prêmio Tim de Música 2005; e Pixinguinha + Benedito, com Mário Sève. Entre produção e coprodução somam-se 20 CDs. Como músico de estúdio, ultrapassou a marca de 200 discos gravados com artistas consagrados da MPB. Apresentou-se no Mellon Jazz Festival 2001, em Pittsburgh, (EUA), no concerto Tones of Nature, um tributo a Tom Jobim. Realizou turnê de seu CD Caldo de Cana, no sul dos Estados Unidos. Participou do CD Sopro Contemporâneo Brasileiro - uma seleção dos melhores instrumentistas de sopro do Brasil - lançado em 1994 pelo selo Visom Digital, e do CD Os Bambas da Flauta (Kuarup, 2003).





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/07/2011 - 17:13 e atualizado em 15/08/2012 - 16:50

Últimas

O que vem por aí