Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Titane e Déa Trancoso

Duas mineiras que cantam a sua terra

Musicograma

No AR em 11/09/2011 - 00:30

No Musicograma de sábado (10), às 21h30, duas mineiras que se voltaram para sua terra natal a fim de cantar a diversidade cultural: Titane e Déa Trancoso.

TITANE

Titane nasceu em Oliveira, localizada no Campo das Vertentes, sudeste mineiro. A região é um importante pólo cultural e investe no turismo religioso e no ecoturismo. Ela estudou Sociologia e este conhecimento ajudou-a a compreender melhor a cultura da região. Morou em Belo Horizonte e, na volta à terra natal, descobriu sua origem congadeira. A partir daí construiu a carreira no trânsito entre os vales da Vertente e do Jequitinhonha.

Com sete discos gravados, Titane recolhe informações nas viagens dentro e fora do país. Seu repertório põe lado a lado, clássicos da MPB com canções de domínio público. Atualmente, divulga o CD "Titane e o Campo das Vertentes." O disco foi gravado ao vivo, em 2006, e tem citações de cantos do congado mineiro.

2

Já o primeiro projeto de Déa Trancoso foi um CD de samba-canção chamado "Pelo Telefone e Pela Internet." A ideia era mergulhar na MPB através de dois sambas que versavam sobre o mesmo tema. Foi o produtor Fernando Faro quem a fez repensar essa homenagem a Donga e a Gilberto Gil. Sugeriu que ela cantasse suas raízes mineiras, plantadas em Almenara, no Vale do Jequitinhonha. Não foi difícil voltar os olhos para a terra natal e descobrir suas culturas inesgotáveis.

Depois de vários festivais e shows, fez o primeiro registro vocal no CD "O Violeiro e Cantora." "Serendipity", o segundo CD de Déa Trancoso foi lançado em maio deste ano. Ela assina 14 canções do disco e parcerias com Chico César, Badi Assad e Rogério Delayon.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/09/2011 - 14:20 e atualizado em 10/09/2011 - 14:20

Últimas

O que vem por aí