Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fertilidade em Pacientes com Câncer

Receber a notícia de um câncer não significa mais dizer adeus ao sonho

Papo de Mãe

No AR em 04/10/2015 - 18:26

A maioria das técnicas que preservam a fertilidade envolve criopreservação, ou seja, o congelamento de óvulos ou sêmen, embriões, tecido ovariano ou testicular. Entretanto, pesquisas recentes sugerem que menos de 50% dos doentes oncológicos adultos em idade fértil receberam orientação adequada sobre as opções de preservação da fertilidade antes de tratamentos contra o câncer, e menos de 35% das mulheres lembram de ter discutido os riscos de infertilidade, e, ainda assim, apenas durante ou após o tratamento.

Além da falta de informação, no Brasil ainda há poucos centros de atendimento que oferecem tratamento de fertilidade gratuito, por intermédio do Sistema Único de Saúde. Por isso, a lista de espera é longa. E os planos de saúde não cobrem a técnica.

Papo de Mãe apresenta as histórias de Luciana Bonafé, jornalista, mãe da Luiza (8); Gisele Prado, engenheira de materiais, mãe da Catarina (1); e Adriana Chambon, empresária, mãe do Pedro Henrique (7) e do Luiz Eduardo (2).

Participam o obstetra e ginecologista Waldemir Rezende; o oncologista Arthur Malzyner; psicóloga clínica e psicoterapeuta Solange Melo; e a advogada Claudineia Jonhsson.

A reportagem da Fernanda de Luca mostra a moda dos lenços para deixar bonitas as mulheres que perdem os cabelos durante o tratamento contra o câncer. E a repórter Leticia Bragaglia foi até a porta de um hospital em São Paulo para conversar com algumas mães que estão em tratamento.

Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza
Pauta: Fernanda De Luca e Juliana Belluomini
Reportagens:  Fernanda De Luca e Letícia Bragaglia
Edição: Maikel Paroneto
Internet: Clarissa Meyer
Produção: Papo de Mãe Produções


 




Criado em 07/10/2015 - 20:11 e atualizado em 07/10/2015 - 20:12

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí