A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado está reunida, nesta terça-feira, para analisar requerimentos que pedem, por exemplo, compartilhamento de documentos sigilosos sobre a liquidação e suspeitas de fraudes financeiras no Banco Master
Os senadores da CAE aprovaram, nesta manhã, pelo menos 15 requerimentos. Entre eles estão convites para autoridades para que prestem esclarecimentos ou prestem informações à subcomissão. Por exemplo, diretores e ex-diretores e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo; o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; o presidente interino da Comissão de Assuntos Imobiliários, Otto Lobo; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo; e o ex-presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa.
Em relação às convocações, foram feitas para o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o seu ex-sócio, Augusto Lima. Os senadores também concordaram em enviar pedidos de informação a diversos órgãos, como Ministério da Fazenda, Tribunal de Contas da União, Banco Central, Banco de Brasília, Polícia Federal e Comissão de Assuntos Imobiliários.
Essa subcomissão foi criada na semana passada. Ela é composta por 13 senadores. O presidente da CAE, senador Renan Calheiros (MDB-AL), disse que, apesar de não ser uma CPI, ela tem o poder de quebrar sigilos, ter acesso a documentos, sejam só sigilosos também, e convocar autoridades e investigados. E amanhã, esse grupo vai se reunir com o presidente do STF, Edson Fachin.
Troca de diretoria no BRB
Em meio às investigações sobre a tentativa do BRB de comprar carteira de crédito, carteira de crédito duvidosa, do Banco Master, o Banco de Brasília anunciou a renúncia do diretor jurídico, Jacques de Melo, do cargo. Aina ainda não foi informado quem será o substituto.
Esse ex-diretor, Jacques de Melo, também foi convocado hoje pela subcomissão.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.