Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cordisburgo, a terra natal de Guimarães Rosa

Rotas da Liberdade

No AR em 16/10/2022 - 18:30

"Cordisburgo era pequenina terra sertaneja, trás montanhas, no meio de Minas Gerais. Só quase um lugar, mas tão de repente bonito: lá se desencerra a Gruta do Maquiné, mil maravilha, a das Fadas". Assim, poeticamente, o escritor João Guimarães Rosa apresentou sua cidade-natal, Cordisburgo, para o mundo. E é lá que vamos fazer nossa próxima parada. 

O "Rotas da Liberdade" desta semana conta a trajetória do poeta que mudou a forma de fazer literatura nacional. O apresentador Samuel Guimarães chega à cidade, pelo Portal Grande Sertão, inaugurado na Praça Miguilim, obra artística pela qual a população cordisburguense presta homenagem ao filho ilustre de sua terra.  

Samuel Guimarães visita as grutas de Cordisburgo
Samuel Guimarães visita as grutas de Cordisburgo - Samuel Guimarães/Rede Minas

No Museu Casa Guimarães Rosa, residência preservada onde o escritor morou com seus pais na infância e adolescência, Samuel descobre detalhes da vida pessoal do autor. Ronaldo Alves, coordenador do espaço, conta detalhes da vida biográfica e causos pitorescos de um “João criança” bastante curioso. Tem objetos, roupas e até um fogão original da época em que a casa era habitada pela família. 

Os originais de manuscritos datilografados por João Guimarães Rosa são o ponto alto do episódio, emocionando Samuel, que pôde registrar essa parte da história - guardada a sete chaves. 

Fechando essa viagem, vamos conhecer o trabalho literário e poético de um grupo de crianças que narram trechos de obras de Guimarães Rosa. Trata-se do Grupo Miguilim.  "Eles contam, recitam, narram textos roseanos, um projeto que revitaliza a obra e se revela como projeto social", é o que explica Dôra Guimarães, uma das coordenadoras do projeto na cidade, que já formou muitos “miguilins”.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/10/2022 - 12:55

Últimas

O que vem por aí