Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Explore várias atrações no noroeste de Minas

Rotas da Liberdade

No AR em 23/10/2022 - 18:30

No “Rotas da Liberdade” desta semana, o apresentador Samuel Guimarães te leva para o noroeste de Minas, uma região importante para a história do Brasil. Em Paracatu, ele descobre que o município tem mais de 400 anos de história e que essas terras foram dadas de presente para o então Príncipe Dom Pedro I. 

Essa e outras histórias são contadas por uma educadora cultural da cidade, que vai ainda levar o apresentador para conhecer o largo da Matriz de Santo Antônio, construída por volta de 1730 para ser a catedral da diocese. Essa praça guarda vestígios da influência do ex-presidente JK em Paracatu. “Inclusive, a BR-040 corta Paracatu porque um amigo de JK pediu isso a ele de presente”, afirma nossa fonte.  

Outro marco interessante e que marca a visita a Paracatu é a grande variedade de tipos de janelas das casas e dos casarões. São vários formatos e cores. As janelas falam por si. A arquitetura colonial, telhados sem eira nem beira, belas fachadas, tudo isso tem história por trás.

Rotas da Liberdade te leva para o noroeste de Minas Gerais
Rotas da Liberdade te leva para o noroeste de Minas Gerais - Samuel Guimarães/Rede Minas

De Paracatu, Samuel visita o maior município em extensão territorial de Minas: João Pinheiro. A cidade é também conhecida como a cidade das cachoeiras e já conta com um circuito de 37 quedas d’água que podem ser visitadas pelo turista.

Fechando esse circuito, a equipe do “Rotas” vai a Caetanópolis, cidade onde nasceu a artista Clara Nunes que, neste ano, completaria 80 anos de vida. Em uma carreira curta e brilhante, a cantora deixou grande legado para a arte nacional. A Casa de Cultura Clara Nunes guarda um pouco da vida e da trajetória dessa mineira que fez história no samba.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/10/2022 - 10:15

Últimas

O que vem por aí