Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Câncer de próstata

Exame de toque ainda é fundamental para diagnosticar a doença

Ser Saudável

No AR em 11/08/2015 - 22:29

Estima-se que um quarto da população masculina com mais de 60 anos tenha a doença. Alguns desses tumores são bastante agressivos e se disseminam rapidamente. Porém, a grande maioria cresce de forma tão lenta que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

O Ser Saudável de terça (11/08) analisa os fatores de risco para os tumores da próstata e esclarece como é feita a detecção precoce da doença, pelo exame de sangue, conhecido como PSA, e o toque retal. Especialistas explicam porque o rastreamento da doença, por meio dos exames de rotina em pacientes que não apresentam sintomas, não é reconhecido como estratégia para se reduzir a mortalidade.

Os médicos e apresentadores Lívia Hartmann de Souza e Enrique Barros conversaram com dois homens que passaram pelo diagnóstico e pelo tratamento do câncer de próstata. Dois anos após o tratamento do pai, o escritor e professor gaúcho Luís Augusto Fischer foi diagnosticado com a doença. Ele descobriu que estava com câncer enquanto tentava ter filhos. Outro caso mostrado no programa é o do economista e músico Carlos Magno, que descobriu um tumor na próstata aos 59 anos. O Ser Saudável mostra como os dois superaram o câncer e como vivem hoje, após o tratamento.

Participam deste episódio o urologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Renato Scaletsky, o oncologista e pesquisador da UFRGS, Gilberto Schwartsmann, o pesquisador em medicina preventiva da USP, José Eluf Neto. O conteúdo deste episódio foi produzido sob orientação do oncologista do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre, Carlos Henrique Bairros.

Apresentação: Enrique Barros e Lívia Hartmann
Direção geral: Daniel Pedroso
Coprodução TV Brasil e UNISINOS

 





 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/10/2011 - 18:14 e atualizado em 10/08/2015 - 18:03

Últimas

O que vem por aí