Marcelo Lopes, 41 anos, desenvolveu o transtorno do estresse pós-traumático em 2002, após um assalto ao banco em que trabalhava. João ficou durante alguns minutos sob a mira de um revólver, sofrendo várias ameaças. Houve tiroteio no banco e João só pensava nos filhos.
Durante o assalto, João se manteve calmo, mas entrou em pânico depois de algumas horas. Não sabia onde estava e se sentia desorientado. tremia ao ver pessoas com roupas parecidas com a dos assaltantes. Passou o fim de semana chorando e, segunda-feira, não estava em condições de voltar ao trabalho. Quando tentava dormir, ouvia barulho de tiros e acordava. Não conseguia comer e sentia pavor da ideia de sair de casa. Na época, foi ao sindicato e um médico diagnosticou o transtorno do estresse pós-traumático.
João ficou afastado do trabalho por um longo tempo. Sempre que retornava, precisava tirar novos laudos de saúde. Ainda faz tratamento com medicamentos para o transtorno, mas hoje já consegue falar sobre o assunto.
Este episódio conta com a participação do psicólogo e especialista em neuropsicologia Christian Haag Kristense e com o neuropsiquiatra José Waldo Câmara Filho.
Produção: Daniel Pedroso
Apresentação: Enrique Barros e Camila Furtado de Souza
Direção: Hique Montanari
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.