Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Consumo exagerado de sal pode levar à hipertensão

Fatores genéticos também estão associados ao aumento da pressão

Ser Saudável

No AR em 12/08/2015 - 22:30

O sal está presente na maioria dos alimentos ingeridos e o seu consumo exagerado é a principal causa de uma doença silenciosa e perigosa, a hipertensão, tema do próximo episódio do Ser Saudável. Além disso, fatores genéticos, a obesidade e o sedentarismo também estão associados ao aumento da pressão arterial.

Assim como muitos brasileiros, o representante comercial gaúcho Alexandre Scheffel, 60 anos, não sabia que tinha pressão alta. Após o diagnóstico, ele mudou alguns hábitos de vida para melhorar a saúde e controlar a hipertensão.

Os apresentadores do programa, os médicos Lívia Hartmann de Souza e Enrique Barros irão explicar por que é preciso fazer o controle periódico da pressão, assim como praticar exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada, evitando a alta ingestão de sal. O programa mostra, ainda, os efeitos da hipertensão no coração e outros órgãos do corpo humano.

Participam deste episódio, o diretor da Unidade de Hipertensão do INCOR/SP, Luiz Aparecido Bortolotto; o médico cardiologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e professor da UFRGS, Miguel Gus; e a cardiologista pediátrica do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, Lúcia Pellanda. O conteúdo do programa foi produzido sob orientação do professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unisinos, Emílio Moriguchi.

Apresentação Enrique Barros e Lívia Hartmann

Direção geral Daniel Pedroso

Coprodução TV Brasil e Unisinos

Horário: 19h30
 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/11/2011 - 18:14 e atualizado em 10/08/2015 - 12:28

Últimas

O que vem por aí