Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A grama do vizinho é sempre mais verde

Brasileiros bem-sucedidos profissionalmente nos países vizinhos

Todos os Brasileiros do Mundo

No AR em 11/01/2017 - 00:00

O episódio de hoje foi gravado em Ciudad del Este e cidades próximas da fronteira do Paraguai com o Brasil, e em Paramaribo e em dois garimpos nas florestas do Suriname e apresenta brasileiros que foram tentar uma vida melhor nos países vizinhos. Paranaenses e gaúchos que migraram para o Paraguai, garimpeiros maranhenses e paraenses que, fugindo da miséria e do fechamento das éreas de mineração na Amazônia, foram para o Suriname.

Marilene, a brasileira que foi para o Paraguai ainda criança e hoje defende os direitos dos brasiguaiosEm meados dos anos 1970, o governo Stroessner começou a oferecer terras a preços irrisórios para agricultores brasileiros dispostos a povoar e cultivar o solo paraguaio. Com apenas 6 anos de idade, Marilene Sguarizi foi com sua família atrás da promessa de uma vida melhor. Viu alguns colonos enriquecerem, e outros perderem suas terras, e decidiu se tornar defensora e porta-voz dos brasiguaios. Hoje, a advogada Marilene defende com unhas e dentes os interesses dos “seus coloninhos”, como os chama. Circula com a mesma naturalidade numa cooperativa de agricultores brasileiros ou em algum dos altos círculos do poder paraguaio, e não mede esforços para garantir os direitos adquiridos pelos brasileiros no país.

O maranhense José Paulo hoje é um bem-sucedido empresário do garimpo no SuriameO maranhense Zé Paulo ouviu falar de garimpo pela primeira vez em 1983, quando trabalhava na construção da ferrovia de Carajás, no Pará. Decidiu seguir o rastro do ouro. De lá, passou pelo Rio Madeira, e foi dar em Roraima. Acabou expulso do próprio país pelos bombardeios que o exército lançou sobre a floresta, com o objetivo de erradicar o garimpo ilegal. Esteve na Venezuela, Colômbia e Guianas, até se fixar no Suriname. Em Paramaribo, ainda tentou ganhar a vida longe do ouro como barbeiro, profissão que aprendeu quando jovem. Mas o brilho dourado o levou de volta para o barranco, e o transformou em um bem-sucedido empresário do garimpo.


 




Criado em 13/06/2014 - 12:09 e atualizado em 09/01/2017 - 10:46

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí