Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Amor em tempos de crise

Gente que deixou o Brasil por amor. Gente que quer ficar apesar da

Todos os Brasileiros do Mundo

No AR em 13/01/2017 - 00:00

Gravado em Lisboa, Portugal, e em Madri, Espanha, o último episódio de Todos os Brasileiros do Mundo retrata gente que deixou o Brasil por amor; gente que quer ficar, apesar da crise econômica; e gente que quer voltar por causa da crise...

Evinha sonha em buscar os filhos que ficaram no BrasilRose vivia em São Paulo, onde participava ativamente do movimento estudantil na Libelu, grupo de tendência trotskista famoso pela militância aguerrida e também por suas festas. Ela se apaixonou por um argentino e foi para Buenos Aires. Junto com ele, mudou para a Espanha. Lá teve um filho e mais tarde se separou. Hoje ela é a proprietária e gerente, além de garçonete, bar-woman, iluminadora e agitadora do Maloka, bar no bairro de Lavapies em Madri que é uma referência para boa parte da comunidade brasileira local. Rose segue militando: Contra Belo Monte, contra Feliciano (organizou um protesto em Madri), contra o racismo, contra a política do atual governo espanhol. E como boa ex-Libelu, segue se divertindo nas festas do Maloka, as melhores do Lavapiés.

José Adelino nasceu no sertão do Ceará. Aos 11 anos começou a trabalhar tapando buracos nas estradas - a alternativa que é oferecida a quem sofre com a seca na região. Sua família se mudou para a Amazônia, mas como sertanejo não se cria cercado de muito água, mudaram novamente para Minas Gerais. De lá, Adelino foi para a Espanha. Seu primeiro trabalho foi pastorear ovelhas.Para aprender o oficio, se comunicar e ganhar a confiança da cachorra que cuidava do rebanho, passou a dividir com ela seu almoço. E assim se passaram dez anos, Adelino trabalhou de pintor, operário em fábrica de automóvel, circulou por algumas cidades do país, casou, passou a lua de mel em Paris e agora, desempregado, pensa em voltar com a mulher e o filho para o Brasil. Mas ainda tá na dúvida.

Aline abandonou a Ilha do Governador para viver um grande amor em Madri. Casou-se com o espanhol Victor e com ele montou a Ediciones Ambulantes, que publica somente literatura brasileira. João do Rio (com "el alma encantadora de las calles"), Otávio César e Santiago Nazarian foram os primeiros autores publicados. O casal também tem um programa de rádio que fala de música e livros. Quixotes? talvez, os moinhos continuam por aqui.

Francisco nasceu em Rondônia e formou família na EspanhaAté cinco anos atrás, Francisco nunca tinha visto uma escada rolante ou uma porta automática. Também nunca tinha entrado num avião e muito menos saído de Machadinho, em Rondônia, onde era pequeno agricultor. Após vencer o medo de tirar o passaporte (segundo ele, polícia no Brasil, mesmo pra quem não deve nada, é de assustar) foi para Portugal onde ficou dois anos fazendo biscates. Mudou novamente, para Valdemoro, na Espanha, onde se casou com a espanhola Isabel e com quem acabou de ter uma filha. Isabel é enfermeira e está desempregada há dois anos. Francisco trabalha como lanterneiro e recolhe papelão pelas ruas. Ainda não sabe se vai ficar Espanha ou se volta para Rondônia. Para as duas opções, coragem não lhe falta.

Evinha vive em Lisboa. Seu sonho é trazer para perto de si seus dois filhos, que estão com a ex-sogra em Belo Horizonte. Enquanto isto não acontece, ela segue sua vida comandando a cozinha do restaurante Adega Típica, no bairro do Algés. A clientela, basicamente de aposentados, policiais e bombeiros portugueses garantem que o cozido dela é o melhor que existe.




Direção: Fabiano Maciel
Produção: Vanessa Junqueira

Criado em 08/07/2014 - 12:41 e atualizado em 10/01/2017 - 18:22

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí