Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Amorosa

Conheça a lenda de amor dos índios Ipojucã e Jandira

Um conto em cada ponto

No AR em 11/06/2019 - 10:45

Professor Martim e Saci recebem uma carta, enviada por uma criança chamada Ana Clara, com um desenho de uma floresta. Quando Professor Martim cola o desenho no livro mágico, desperta a menina Alice. Ela conta para todos a lenda da Amorosa. Ipojucã e Jandira eram índios Surucus, cresceram juntos e de uma amizade nasceu um amor. Os pajés achavam que já estava na hora deles casarem, e assim, na véspera do casamento, Ipojucã levou uma oferenda à Tupã.

Naquele momento, surgiu o malígno Deus da morte em forma de uma onça branca, o desafiando para uma luta. O jovem índio, após muita briga, jogou a onça no rio e ela se enfureceu, fazendo a terra estremecer. O Deus da morte se transformou em uma tromba d'água, que levou o casal de índios.

Desde então nunca mais Ipojucã e Jandira apareceram, mas há quem diga que, Tupã transformou os dois em peixes que ficariam juntos até a eternidade. A lenda foi produzida na técnica animação em recorte tradicional, ou seja, os personagens são impressos em papel, divididos em pedaços (separados os membros e a cabeça do corpo) e o animador modifica as posições para cada foto tirada. Depois, no computador, as fotos são colocadas em sequencias criando o movimento.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/06/2019 - 13:40

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí