Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Amazônia do Ouro Negro

Segundo episódio mostra a luta de uma tribo contra a indústria

Amazônia com Bruce Parry

No AR em 04/10/2012 - 01:00

Após conhecer os povos que vivem perto da nascente do rio Amazonas, nos Andes, e conviver com a tribo Ashaninka na floresta amazônica peruana, o explorador Bruce Parry segue sua viagem pelo Rio Amazonas, de barco e monomotor.

Ao norte do Peru, próximo à fronteira do Equador, Bruce encontra a tribo Achuar, cujo primeiro contato com o mundo moderno ocorreu há apenas 40 anos. A recepção das chefes da comunidade é fria e hostil. Longas negociações são necessárias para que o apresentador e sua equipe sejam finalmente acolhidos.

Como o povo Ashaninka - que vive há décadas em permanente conflito com o narcotráfico, no Vale do Apurimac - a comunidade Achuar resiste à destruição dos seus rios e de sua floresta. Suas terras tribais estão localizadas sobre uma das maiores reservas de petróleo da Amazônia, descoberta por testes sísmicos nos anos 60. O "homem branco" nunca foi boa notícia nessa região e a equipe do documentarista britânico é vista com suspeita.

Para entender melhor por que a tribo Achuar está em pé de guerra com as empresas petrolíferas do seu território, Bruce Parry investiga sítios de extração e revela o lado devastador da busca pelo Ouro Negro na Amazônia.

Antes de seguir viagem, Bruce Parry terá que enfrentar uma noite de exaustiva purificação. O documentarista é convidado a preparar e tomar o chá de Ayahuasca, uma bebida enteógena que provoca alteração de consciência em práticas espirituais e terapêuticas. Composto de uma mistura de cipó e folhas, o chá, conhecido há milênios pelos xamãs da Amazônia, é também um poderoso purgativo e vomitivo.

Começa então, para o ex-oficial da Marinha Britânica, uma jornada interior que o levará a outras experiências com a bebida xamânica e, no final, enriquecerá o sentido de sua viagem pela floresta amazônica.





Criado em 24/09/2012 - 11:30 e atualizado em 24/09/2012 - 14:54

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí