Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O exercício da filosofia segundo Luiz Carlos Maciel


Além de diretor de teatro, jornalista e roteirista, Luiz Carlos Maciel também é filósofo.


Aderbal Freire Filho aproveita a presença de Maciel no programa Arte do Artista para conversar sobre o tema . O ponto de partida é o livro de Michel Onfray, A ordem libertária: a vida filosófica de Albert Camus, sobre o pensador existencialista nascido na Argélia.

Para Maciel, Albert Camus era um filósofo que vivia de acordo com aquilo que pregava, num estilo “faça o que eu digo e também faça o que eu faço”. Ele o contrapõe a outro filósofo existencialista, Jean-Paul Sartre. Contemporâneos, ambos viviam na França após a Segunda Guerra Mundial.

Segundo a corrente do Existencialismo, cada homem é livre para escolher o seu destino e os seus atos. Apesar de inicialmente pensar que a liberdade individual deveria ser infinita, Sartre acabou limitando um pouco este raciocínio.

Maciel ainda acrescenta que uma das obras que mais o marcaram na filosofia foi Do Sentimento Trágico da Vida, de Miguel De Unamuno. Neste livro, o autor discute temas como finitude e a busca do homem pela imortalidade.

Para saber mais sobre filosofia, acompanhe o Arte do Artista com o filósofo Luiz Carlos Maciel. Dia 28 de setembro, na madrugada de segunda para terça, à meia-noite.

Assista também: Luiz Carlos Maciel conta como nasceu a sua paixão pelo teatro




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/09/2015 - 16:33 e atualizado em 24/09/2015 - 15:20

Últimas

O que vem por aí