Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Guataha

Ao acompanhar a jornada de um índio xamã desde o sul do Brasil até seu

DOC TV Latinoamérica IV

No AR em 12/06/2016 - 04:00


Ñevangaju Tupa 
é um índio xamã da tribo Ava-Guarani. Com de 85 anos de idade, Tupa vive no vilarejo de Ava Guaraní Ocoy, município de São Miguel do Iguaçu (PR), na região da tríplice fronteira: Brasil, Argentina e Paraguai.

A diretora Clarissa Knoll acompanha a jornada de Tupa desde São Miguel do Iguaçu até seu vilarejo natal, no Paraguai. Ñevangaju Tupa viaja acompanhado de seus netos aprendizes e lhes transmite conhecimentos e memórias ao longo do caminho. Entre os netos do xamã está Délia, que na viagem refaz os passos de Ñandecy, a primeira mulher a carregar no ventre os “heróis gêmeos” (Destruição e Criação), de acordo com a mitologia Ava-Guarani.

Marcas da destruição deixadas pelo alagamento da aldeia Jacutinga, em 1982.

O documentário Guataha – palavra do guarani que significa “viagem” – traça uma analogia entre o mito Ava-Guarani da Destruição e da Criação do mundo e o alagamento da aldeia Jacutinga pela usina hidroelétrica de Itaipu, em 1982.

Clarissa Knoll estreou como diretora e roteirista com o curta-metragem Cine Camelô, que teve seu premier no Festival do Rio em 2011, ganhou o Prêmio Itamaraty do Cinema Brasileiro na 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Em 2014, lança seu segundo filme como diretora, o documentário Guataha, projeto que representa o Brasil no programa Doc TV América Latina IV.

Participação: Guilherme Tupã Nhevangaju Rocha, Cassemiro Pereira Centurião, Delia Takua Yju Martines Rocha, Conceição Takua Kami Caseres, Silvino Cunumi Maracaju Wass, Silvano Tupa Vera Centurião, César Rocha, Daniel Maraca Mirî Lopes, Santa Takua Alves, Ederson Felix Tupã Lopes, Ari Dewes, Selmar Pelenz, Comunidade da Reserva Indígena do Ocoy, São Miguel do Iguaçu
Direção e Produção: Clarissa Knoll
Argumento: Alai Diniz
Roteiro: Alai Diniz e Clarissa Knoll
Direção de Fotografia: Matheus Rocha
Montagem: Yuri Amaral
Coprodução: Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Secretaria-Executiva da Cinematografia Ibero-Americana, TV Cultura
País: Brasil
Ano: 2014
Gênero: documentário
Classificação Indicativa: 14 anos


 




Criado em 29/03/2016 - 14:00 e atualizado em 10/06/2016 - 19:25

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí