Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Papete – O Coração do Tambor

TV Brasil homenageia o compositor maranhense

Especiais TV Brasil

No AR em 30/07/2017 - 22:00

O cantor, compositor e instrumentista Papete, é um dos maiores nomes da cultura maranhense. Reconhecido e reverenciado pela sua extensa obra, o artista sempre foi comprometido na divulgação das principais manifestações culturais de sua terra e de seus folguedos populares. Acompanhou os nomes mais importantes da MPB e foi figura representativa da música instrumental no mundo.

Papete – O Coração do Tambor
Papete – O Coração do Tambor - reprodução

No início da década de 1970, através do selo Discos Marcus Pereira, Papete trabalhou como pesquisador, produtor e arranjador, abrindo espaço nacional para a música maranhense e seus representantes.

Eleito um dos três melhores percussionistas do mundo, esse artista nascido na cidade de Bacabal (MA), participou dos Festivais de Jazz de Montreaux, na Suiça, de Berlim, Japão e Itália. Gravou dezoito álbuns e como instrumentista acompanhou Toquinho, Vinícius de Morais, Tom Jobim, Chico Buarque, Sá & Guarabira, Rita Lee, Almir Sater, Renato Teixeira, Martinho da Vila, dentre outros.

Papete desenvolveu projetos culturais com a música maranhense destacando “Ouro de Mina” - ritmo característico do Maranhão e escreveu com o também compositor Josias Sobrinho, a ópera “Catirina”. Seus últimos trabalhos foram o CD “Senhor José” e o livro “Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba Meu Boi do Maranhão”, a obra mais completa até hoje já feita sobre o folguedo maranhense. Papete morreu em maio de 2016, aos 68 anos de idade.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/07/2017 - 18:10

Últimas

O que vem por aí