Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Documentário: Estação Oswaldo Cruz

Produção original da TV Brasil revisita o berço do samba carioca

Especiais TV Brasil

No AR em 18/02/2024 - 20:30

Para encerrar a programação temática de folia, a TV Brasil estreia, neste domingo (18), às 20h30, o documentário original "Estação Oswaldo Cruz" que celebra a cultura e a história do tradicional bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, berço do samba carioca. 

Com material exclusivo, o especial valoriza a relevância do gênero na companhia de Marquinhos de Oswaldo Cruz, cantor e compositor que é figura central na cena cultural do estado. O célebre artista guiou o passeio pelo Trem do Samba com as equipes do canal em dezembro de 2023. 

Estacao-Oswaldo-Cruz-Porta-bandeira-Trem-do-Samba-Credito-Divulgacao-TV-Brasil
Porta-bandeira do Trem do Samba - Divulgação/TV Brasil

Referências musicais

Há quase 30 anos, Marquinhos é o responsável por organizar uma grande festa que reúne rodas de samba e shows para festejar o ritmo e o legado de diversas personalidades. Para preservar a memória, a manifestação é influenciada pelo azul e branco da escola de samba Portela, reduto de grandes nomes da velha guarda. O respeito pela ancestralidade é um dos princípios do músico.

Estacao-Oswaldo-Cruz-Marquinhos-de-Oswaldo-Cruz-02-Credito-Fernando-Frazao-Agencia-Brasil
Marquinhos de Oswaldo Cruz - Divulgação/TV Brasil

Além da ilustre agremiação do bairro, a homenagem resgata bambas que marcaram época como Paulo da Portela, Donga, Candeia, Manacéia, Argemiro, Tia Doca, Dona Esther e Monarco. Essas lideranças da música negra são referência para as atuais e para as novas gerações de moradores e de talentos da região.

Para reverenciá-los, Marquinhos conta passagens da história desses ícones que envolvem a estação de trem de Oswaldo Cruz e locações do bairro importantes nesses bastidores, verdadeiros locais de encontro artístico. O sambista ainda recorda versos conhecidos de diversos clássicos do cancioneiro popular eternizados por esses mestres.

Trem do Samba

O Trem do Samba parte sempre em 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, da Central do Brasil e segue até o bairro de Oswaldo Cruz. Com alegria e disposição, os artistas se misturam ao povo e relembram os tempos de repressão. Marquinhos revela porque criou a iniciativa e os argumentos que utilizou para convencer o poder público e a comunidade a se mobilizarem pela causa.

O espírito de celebração está presente no cortejo. Os músicos se reúnem à população dentro dos vagões para tocar e cantar com a naturalidade que ecoa a partir das batidas de corações em harmonia. A música deslumbra anônimos e famosos nessa relação que cria engajamento espontâneo.

Estacao-Oswaldo-Cruz-Agitacao-no-bairro-Credito-Divulgacao-TV-Brasil
Agitacao no bairro de Oswaldo Cruz - Divulgação/TV Brasil

Na produção, que tem roteiro e direção de Aline Lanari, as equipes da emissora acompanham Marquinhos em todas as atividades desse grande dia. O anfitrião da festa leva o telespectador para uma viagem pelas origens do samba no Rio de Janeiro ao recordar histórias e personagens fundamentais para a construção do ritmo. A simplicidade dos versos populares embala mais uma jornada.

O clima contagiante nos vagões anima e provoca encantamento no público. A identificação também aparece na franqueza das palavras e na descontração da postura de Marquinhos de Oswaldo Cruz. Essas características do sambista encadeiam a narrativa no seu depoimento que conduz o documentário "Estação Oswaldo Cruz".

Ficha Técnica

País: Brasil
Ano: 2024
Gênero: Documentário
Classificação indicativa: Livre
Duração: 26 min.

Roteiro e direção: Aline Lanari
Edição e finalização: Leonardo Lamad
Assistência de direção: Zeca Ferreira
Produção executiva: Marina Braz
Produção: Socorro Cardoso
Direção de fotografia: Denis Vianna e Marcio de Andrade
Operador de áudio: André Pichitelli
Videografismo: Julia Gon e Lucas Pinto
Design visual: Felipe Honda
Pesquisa: Poliana Guimarães, Leo Dias, Mirian Magami e Stephania de Azevedo
Pesquisa Acervo EBC: Aline Brettas, Fabio Araújo Jorge e Pedro Modesto
Auxiliar operacional: Elias Carneiro e Pablo Costa
Iluminação: Luiz Oliveira e Paulo Telles
Imagens adicionais: Amâncio Ronqui, Eusébio Gomes, Gabriel Penchel, João Victal e Mariana Vitarelli
Drone: Gugah Mariano
Maquiagem: Cristiane Rabelo
Intérprete de Libras: Jhonatas Narciso
Sonorização: Maurício Azevedo
Apoio à pós-produção: Andrea Palma e Iara Bezerra

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/02/2024 - 18:35

Últimas

O que vem por aí