Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Espiritualidade toma conta de Oncotô?

Casa de nagô, terreiro de candomblé e dança do cavalo marinho são

Oncotô?

No AR em 03/05/2011 - 23:00

Mestre Zé Borba do Cavalo Marinho com Thais Lopes

O Nordeste é um cenário onde as crenças e a espiritualidade têm a capacidade de mover toda uma cidade. Exemplo disso são as diferentes religiões e costumes que cada local dispõe. Nesta terça-feira (03), às 20h, a série Oncotô? traz um especial sobre o tema. A emissária Júlia Barreto, por exemplo, visita a Casa Nagô, no Maranhão. Lá, ela conversa com a mestra das caixeiras, Luzia Assunção, que apresenta os rituais e a história do local, ao lado de Sebastião Cardoso.

Esther Dias vai ao principal ponto turístico do Ceará: a imagem do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. A emissária conversa com o vendedor de fogos, Cícero Ronaldo, cuja função é soltá-los quando os fieis chegam ao local. Mudando a cidade, porém seguindo no tema, Vicente Coelho aparece no terreiro Ilê Asé Yá Sitomim, em Salvador. Por lá, o ashogun Cauã apresenta o ritual de Exu. O menino ainda conta a história do terreiro e o significado das diferentes batidas que evocam as entidades.

Em Aliança, interior de Pernambuco, Thaís Lopes conversa com Zé Borba, que diz curar doenças com a ajuda do seu Mestre (uma espécie de espírito). A cidade tem como característica o Cavalo Marinho. "Nada mais é do que uma dança de terreiro", diz o Mestre Grimário, outro personagem do local entrevistado pela emissária.

Apresentação: Jorge Mautner
Ajudante de ordem: Ana Paula Jones
Emissários: Ericson Pires, Esther Dias, Julia Barreto, Omar Salomão, Thaís Lopes e Vicente Coelho
Direção: Daniel Tendler e José Luiz Jr.
Coprodução: TV Brasil e Filmes do Equador




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/05/2011 - 23:12 e atualizado em 03/05/2011 - 23:12

Últimas

O que vem por aí