Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva a Lapa

Makley Matos e Biro Carvalho celebram a malandragem da boemia carioca

Samba na Gamboa

No AR em 05/01/2019 - 18:30

Este episódio do Samba na Gamboa é uma homenagem à nata da malandragem da Lapa. Ao lado de Diogo Nogueira, Makley Matos e Biro Carvalho fazem um passeio musical pela principal zona boêmia do Rio. Eles desfiam o repertório de compositores que cantaram como ninguém a figura do malandro e os grandes personagens do samba, de Chico Buarque a Mario Lago e Ataulfo Alves, criadores da Amélia.

Confira um trecho do episódio.

O episódio combina clássicos do samba a composições de talentos da nova geração. No repertório, “Filosofia do samba”, “Surpresas da vida”, “Meu dengo”, “Se parasse de chover”, “Pra casa não cair”, “Fotografia de papel”, “O som do samba”, “Você passa, eu acho graça”, “Homenagem ao malandro”, “Nossa escola” e “Ai que saudade da Amélia. Para contar essa história, dois talentos criados nas rodas de samba: Rodrigo Carvalho, o Biro, cantor, compositor e anfitrião de grandes encontros musicais na Zona Norte do Rio de Janeiro. E Makley Matos: nascido no Espírito Santo, tocou nas rodas de Brasília, mas seu destino estava traçado no Rio de Janeiro e hoje é um dos maiores expoentes do samba na cidade.

Samba na Gamboa
Diogo Nogueira recebe os sambistas Makley Matos e Biro Carvalho no Samba da Gamboa Divulgação/TV Brasil

Rodrigo Carvalho tem vasta experiência nos palcos, escolas de samba, terreiros de fundo de quintal e todos os territórios do samba. Já teve passagens pela banda de Beth Carvalho e foi fundador e vocalista do grupo Galocantô. Na carreira solo, lançou seu primeiro CD, em que faz releituras mais contemporâneas de clássicos como “Classificado” (Ernesto Pires e Sergio Fonseca), "Papo de Amador" (Zé Luiz do Império, Wanderley Monteiro e Luiz Carlos Máximo), "Jandirá" (Nelson Rufino) acompanhado pela nata dos instrumentistas como Dirceu Leite nos sopros, Carlinhos 7 Cordas no violão, Marcos Esguleba e Zé Trambique nas percussões. Famoso pelos encontros musicais que promove na Tijuca, o Pagode do Biro, Rodrigo domina como ninguém a receita de uma boa roda de samba. No episódio, ele conta histórias da carreira. Já interpretou sambas-enredo em disputas no Império Serrano. Foi campeão ao defender uma composição de Arlindo Cruz no Império e de Moacyr Luz, na Vila Isabel. É um dos principais representantes da atual geração do samba carioca.

Elogiado pelo carisma e pela presença no palco, o cantor e instrumentista capixaba Makley Matos construiu uma carreira de sucesso nas rodas de samba do Rio. Em 2006, foi vencedor do concurso Novos Bambas do Velho Samba, do bar Carioca da Gema, um dos mais tradicionais da Lapa. Desde então, passou a frequentar os mais tradicionais redutos boêmios da cidade, como Cacique de Ramos e Samba do Trabalhador. Antes de chegar ao Rio de Janeiro, Makley se destacou como músico em Brasília. Recentemente, integrou ainda o elenco do musical “É com esse que eu vou”, de Claudio Botelho, escrito por Rosa Maria Araújo e Sergio Cabral, gravado em CD e DVD.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/01/2019 - 18:30

Últimas

O que vem por aí