Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Acessibilidade na televisão brasileira

A luta de mais de 8 milhões de pessoas para ter acesso à TV

Ver TV

No AR em 10/10/2013 - 03:30

 

Apresentação: Lalo LealO Brasil tem mais de oito milhões de pessoas cegas ou surdas ou com graves deficiências auditivas ou visuais. Para elas, não é fácil ter acesso à TV, pois os recursos audiovisuais ainda são limitados. O Ver TV analisa os problemas enfrentados por essa parcela da população e  como as leis sobre acessibilidade na TV aberta tem sido praticadas pelas emissoras.

O programa recebe o o ativista Paulo Romeu, que participou do grupo que contribuiu para a definição de normas que obrigam emissoras a oferecer recursos de acessibilidade aos telespectadores; o filósofo Tuca Munhoz, ativista dos direitos de acessibilidade há mais de 30 anos e secretário adjunto da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da cidade de São Paulo; e tradutora e professora de audiodescrição Ana Júlia Perrotti Garcia, coordenadora do Curso de Inglês Online da TV Cultura, que utiliza recursos de acessibilidade.

Em 2006, o Ministério das Comunicações criou uma norma que obriga as emissoras a oferecerem quatro recursos de acessibilidade aos telespectadores: legenda oculta (closed caption); dublagem (tradução dos programas em língua estrangeira); libras (linguagem de sinais) e audiodescrição (narração verbal do conteúdo, para pessoas cegas ou com baixa visão).

Entretanto, em comparação com outros países, o Brasil está atrasado, avalia Paulo Romeu. Na Inglaterra, o país mais avançado na acessibilidade na TV,  já se chegou a 100% da programação legendada em algumas emissoras. Nos Estados Unidos, a cultura da acessibilidade também avança. Segundo Paulo Romeu,  "não se discute se é caro, barato, difícil: está na lei, tem que se fazer". O ativista afirma que acessibilidade é um direito e não assistência social.
 

 




Apresentação
Editor-Chefe
Lalo Leal

Direção de Estúdio
Pola Galé

Pesquisa e Pauta
Lumi Kihara

Produção
Patrícia Lima
Vitor Chambon

Edição de Imagem
Renato Fanti

Coordenadoras de Produção
Aline Penna
Nane Martins

Gerente Executiva de Produção
Cristina Carvalho

Diretor de Produção
Rogério Brandão

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/10/2013 - 19:42 e atualizado em 09/10/2013 - 12:15

Últimas

O que vem por aí