Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Epidemias midiáticas

Ver TV debate a cobertura das epidemias pela televisão.

Ver TV

No AR em 07/03/2016 - 02:00


Notícias de doença sempre renderam grande audiência na TV. Se a doença passa a epidemia, os índices sobem ainda mais. É importante que as pessoas sejam bem informadas, mas quando notícias viram espetáculo, a informação fica comprometida.

Este Ver TV discute a cobertura da televisão sobre os perigos trazidos pelo mosquito Aedes Aegypti, que despertaram nova onda de informações e palpites.

O apresentador Lalo Leal recebe a bióloga e jornalista Roxana Tabakman, autora de A saúde na mídia – Medicina para jornalistas, jornalismo para médicos; o secretário municipal da saúde de São Paulo, Alexandre Padilha; e a pesquisadora Cláudia Malinverni, do departamento de saúde materno infantil da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Para Padilha, “a mídia, em alguns momentos, perde a oportunidade de se legitimar em relação à população e ser um espaço, um instrumento, inclusive pra tirar as dúvidas e confrontar as visões diferentes.”

Alguns canais públicos têm feito um trabalho importante de esclarecer os modos de combate às doenças e, principalmente, de sua prevenção. Um exemplo é o Canal Saúde, vinculado à FioCruz. A superintendente Márcia Corrêa e Castro analisa as formas de cobertura de saúde realizadas pela TV.

Médico infectologista e professor da Universidade Federal de São Paulo, Paulo Olzon comenta a atual cobertura da mídia quanto aos casos de zika.

Apresentador / Editor-Chefe: Lalo Leal
Produtor Executivo: Vitor Chambon
Apoio à Produção: Patrícia Lima
Jornalista: Renato Fanti
Editora de Imagens: Mariana Velozo

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 01/03/2016 - 23:00 e atualizado em 07/03/2016 - 16:52

Últimas

O que vem por aí