Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa brasileira de mídia 2014

Ver TV debate os hábitos de consumo de mídia pela população brasileira

Ver TV

No AR em 09/05/2014 - 23:00

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República lançou em fevereiro de 2014 a Pesquia Brasileira de Mídia, realizada pelo IBOPE, no qual fez um levantamento dos hábitos de consumo de mídia dos brasileiros. Essa pesquisa foi realizada durante os meses de outubro e novembro de 2013 nos 26 Estados Brasileiros e no Distrito Federal.

Os resultados da pesquisa apontam que a televisão continua sendo o veículo de comunicação preferido dos brasileiros. 97% da população afirmam assistir TV e para 76% a televisão é o veículo preferido. Porém a Internet tem um papel muito importante nesse cenário, modificando a forma como o telespectador interage com o conteúdo.

Para analisar os resultados dessa pesquisa e refletir sobre o tema, o Ver TV convidou Wladimir Gramacho, assessor especial em pesquisa de opinião pública da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Renata Mielli, jornalista e integrante da coordenação executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação; e Luciano Martins Costa, jornalista, editor e apresentador do programa de rádio Observatório da Imprensa, transmitido pelas emissoras da EBC.

O Ver TV também entrevistou Cristina Padiglione, jornalista e colunista do jornal O Estado de São Paulo; Beth Saad, pesquisadora de comunicação e professora de jornalismo da Universidade de São Paulo; e Venício Lima, cientista político da Universidade de Brasília.

Luciano Martins avalia que "é muito interessante esse número expressivo da televisão, mas nós precisamos observar que o modo de uso está se alterando...estamos num ponto de mutação muito interessante, a pesquisa dá sinais nesse sentido, é muito claro."

Os aparelhos “mobile” estão provocando uma mudança nos hábitos de consumo de televisão, "os brasileiros que usam muito a internet usam também muito a TV, estão com múltiplas telas, multiconectados e muitas horas por dia", comenta Wladimir Gramacho.

Para Renata Mielli "a pesquisa reforça o papel das novas tecnologias, da internet como uma fonte importante  de informação, ainda que não seja a principal."
 




Apresentação e edição: Lalo Leal
Produção: Aline Penna, Vitor Chambon e Patrícia Lima
Roteiro: Lumi Kihara
Direção: Pola Galé
 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/04/2014 - 16:41 e atualizado em 12/05/2014 - 18:46

Últimas

O que vem por aí