Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A professora Verônica Machado aborda o preconceito linguístico na televisão

A professora Verônica Barçante Machado, do Instituto Federal de Minas Gerais, fala sobre o trabalho acadêmico dela, que tem como título Esquadrão da Moda: intolerância e preconceito linguístico na televisão.

O estudo é baseado no programa de  TV Esquadrão da Moda que é exibido nacionalmente pela SBT. O reality dá conselhos de moda para uma participante considerada deselegante pela produção do programa.

A professora explica que as pessoas que assistem ao programa são influenciadas pelo que os apresentadores Isabela Fiorentino e Arlindo Grund  mostram, porque eles são profissionais da moda.

A professora alerta que aceitar a opinião dos apresentadores é algo perigoso já que o que eles falam no programa é muito opinativo e pode acabar até ferindo os sentimentos da pessoa.  

Segundo a professora, “existem muitas expressões preconceituosas usadas na moda, como por exemplo, a expressão 'cafona'.  As pessoas até se sentem um pouco inibidas com isto, porque, na verdade, elas querem dizer que não são cafonas, que esta é a forma delas gostarem de se vestir”.

Para ela, não cabe a um programa desconstruir a personalidade de alguém na televisão para todo mundo ver e mudar por completo o visual que representa esta pessoa.

Assista também ao episódio: A Influência da TV na Moda e Comportamento




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/12/2015 - 15:40 e atualizado em 03/12/2015 - 15:40

Últimas

O que vem por aí