Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A famosa farinha de Uarini no Amazônia Legal

Amazônia Legal

No AR em 25/10/2019 - 00:00

Um arranjo só é bem-sucedido, de ponta a ponta, quando ele resulta em melhorias significativas para aqueles que dele dependem.

O preço deve ser justo para quem compra e principalmente para quem produz. Este é o principal desafio da produção de farinha na região de Uarini, no Amazonas. Ramom conhece de perto um bom exemplo de como o apoio tecnológico, técnico e educativo são essenciais para o fortalecimento de uma cadeia produtiva.

Amazônia Legal mostra a produção da farinha de Uarini
Amazônia Legal mostra a produção da farinha de Uarini - Divulgação/Amazônia Vídeo Produções

A gestão compartilhada entre comunitários com o apoio de atores sociais é chave para o sucesso deste arranjo. Para levar o produto direto das mãos dos produtores para as mãos dos consumidores, um dos parceiros deste arranjo aposta em programas de geração de renda. Antes da chegada da empacotadora na comunidade campo novo, por meio do projeto empreendedorismo ribeirinho da Fundação Amazonas Sustentável, os comunitários são capacitados para gerir o próprio negócio.

A farinha é produzida pela comunidade local
A farinha é produzida pela comunidade local - Divulgação/Amazônia Vídeo Produções

Com os comunitários, a equipe da Fundação busca entender os desafios locais, compartilhar conhecimento e criar um modelo de gestão compatível com a realidade local. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/10/2019 - 15:05

Últimas

O que vem por aí