Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Garimpando: conheça projetos incríveis e ferramentas gratuitas na web

Quadro do Antenize destaca iniciativas na web sobre diversas temáticas

Internet é hoje um lugar onde entramos para rir, desabafar, nos emocionar, nos informar, fazer descobertas, conhecer pessoas, compartilhar conhecimentos, entre tantas outras possibilidades. Tudo isso imersos em um universo com todo tipo de conteúdo e ferramentas disponibilizadas a toda instante.

O quadro Garimpando, do Antenize, se dedica a vasculhar a rede mundial de computadores atrás de iniciativas criativas, inovadoras e necessárias. Toda semana a atração, que completa um ano no ar em fevereiro de 2019, destaca alguns super "achados" que tratam dos mais variados temas, desde humor, literatura, cultura a saúde, direitos humanos e muito serviço.

Abaixo, listamos alguns projetos inspiradores e ferramentas gratuitas que podem ser uma mão na roda. As dicas foram dadas durante as edições do Antenize no ano passado. Confira:

Amazônia
O projeto "Somos Amazônia", da WWF, lançou um site super interativo em que o usuário pode navegar pelas cidades da Amazônia, entender melhor sua biodiversidade e ajudar a campanha de conservação do bioma.

Audiovisual
- Curtas: o site Porta Curtas é a maior plataforma de curtas brasileiros da internet. Gratuito, o acervo já conta com mais de 11 mil produções disponíveis.

- Produção independente: gratuita e colaborativa, a plataforma de streaming Libreflix é aberta para produções audiovisuais independentes.

Comunidade surda
- Youtube: dois canais criados por surdos na plataforma abordam o aprendizado de Libras e temas do cotidiano. O canal "Léo Viturino" fala de cultura pop, filmes, séries, universo LGBT, bem como de seu dia a dia. Já o canal "É Surdo" trata de assuntos que envolvem a comunidade surda, relacionamentos e também Libras.

- Tradução de Libras: uma plataforma gratuita na web permite que novas palavras em português sejam traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): é a Wikilibras. A ferramenta é colaborativa e permite que qualquer pessoa possa enviar para o site como se expressar em Libras, novos termos, gírias e expressões que vão surgindo no português. 

Contação de histórias
O aplicativo "Inventeca" foi criado pra aproximar pais e filhos por meio da contação de histórias. Gratuito, o app traz dois livros ilustrados e animados sem textos, para que o usuário crie sua história e grave o áudio de cada página. 

Empoderamento feminino
Lançada em 2017, a rede "Hysteria" apresenta textos, vídeos, podcasts e outros materiais, todos produzidos por mulheres. Outro destaque é o podcast "Mamilos". A cada edição do programa, que é semanal, as publicitárias Cris Bartis e Ju Wallauer debatem temas diversos, como aquecimento global, gordofobia, sistema prisional e seriados.

Experimentos musicais
O site “Song Maker”, da Google, serve para brincar com todos os instrumentos e criar suas próprias canções com samples, sem precisar saber sobre partituras ou entender teorias musicais.

Fruta do pé
Gosta de comer fruta direto do pé? O aplicativo colaborativo "Fruit Map" mostra a árvore frutífera mais perto da rua onde você mora.

Horta caseira
Aplicativo gratuito "Plantiti" ensina sobre como plantar e colher comidinhas dentro de casa, oferecendo diferentes formas de fazer sua própria horta sem muito trabalho. 

Literatura
Cordel: conheça três grandes acervos virtuais dedicados a essa tradição que é a cara do Brasil.

- Troca de livros: a fim de descobrir novas leituras e ainda participar da economia solidária? A plataforma gratuita "Renova Livro" conecta leitores dispostos a trocar livros. 

Luta contra o câncer
É sempre difícil lidar com um caso de câncer entre as pessoas que a gente ama, mas enquanto há vida há esperança. E é sobre isso que tratam duas iniciativas que foram destaque no 'Garimpando'. A primeira é o canal de vídeos "Careca TV", criado pela jovem Lorena Reginato aos 12 anos após descobrir um câncer no cérebro. Em 2017, veio a melhor notícia possível: Lorena estava curada! A "carequice" ficou para trás, mas ela continua inspirando e postando seu cotidiano nas redes. O segundo destaque vai para o curta de animação criado para divulgar a mudança de nome do Hospital de Câncer de Barretos para Hospital de Amor. A animação fala sobre a importância de estar cercado de amor e carinho durante essa difícil jornada.

Mães pela diversidade
O coletivo “Mães pela diversidade” tem o objetivo de unir famílias que decidiram combater o preconceito sofrido pelos filhos LGBT. As mães participam de eventos, compartilham notícias e organizam encontros pra quem quer aprender a conviver melhor com os filhos e se envolver em ações pra combater a LGBTfobia.

Meditação
O aplicativo “Medite-se” ensina, de maneira muito fácil, os primeiros passos para fazer uma meditação simples dentro de casa. As instruções de posições e de respiração podem ser baixadas para o celular e podem ser acessadas off-line, sem que outros aplicativos possam atrapalhar a concentração. 

Mistérios do universo
O canal no Youtube “Space Today”, criado pelo doutor em geociências Sérgio Sacani, traz vídeos didáticos e profundos que tratam de recentes pesquisas científicas que envolvem o espaço sideral. Todo o material está disponível em português.

Movimento Negro: visibilidade e representatividade
- Afroflix: digital, colaborativa e gratuita, essa plataforma visa dar visibilidade a produções de pessoas negras. É composta por filmes, séries, webséries, programas, vlogs e clipes produzidos, escritos, dirigidos ou protagonizados por pessoas negras. 

- Negritude Infinita: além de realizar uma mostra de filmes feitos por diretores e diretoras negras, este projeto construiu um mapa do cinema negro no Brasil.

- Africanidades: esta livraria virtual surgiu pela falta de representatividade da mulher negra e visa promover um acervo especializado em literatura afro-brasileira e feminista. 

- Luta contra o racismo: capital mais negra do país, a Bahia conta agora com um aplicativo gratuito para receber denúncias de racismo e de intolerância religiosa. Criado pelo Ministério Público Federal da Bahia, o app oferece um espaço para as vítimas poderem se manifestar com segurança, além de mostrar os locais com as maiores incidências dos casos no estado.

Planetas e constelações
Gratuito, o aplicativo “SkyView” permite conhecer, por meio de georreferenciamento, todos os planetas do sistema solar e as constelações ao redor da Terra. É só apontar a câmera do celular para o céu e se encantar com a surpresa!

Povos indígenas
- Memória: conheça o registro da memória de povos indígenas disponibilizados em um documentário que permite viajar por várias aldeias da Amazônia usando o Google Earth. O quadro 'Garimpando' destaca também imagens históricas produzidas pelo projeto Rondon e que mostram o cotidiano de etnias indígenas no começo do século XX.

- Rádio: a rádio indígena Yandê divulga a cultura de diversos povos enquanto combate estereótipos.

Pré-natal
O aplicativo gratuito "Canguru Gravidez" foi criado para ajudar mamães e papais durante a gestação. O app pretende estimular o parto natural e reúne profissionais, mães e gestantes para tirar dúvidas, compartilhar informações ou mesmo prestar apoio nos momentos difíceis enfrentados pelo casal. 

Refugiados
O projeto "Abraço Cultural" reúne refugiados de várias partes do mundo que queiram ensinar seus idiomas nativos e trocar experiências com alunos brasileiros.

Saúde sexual: HIV sem tabu
Canais no Youtube têm se mostrado ferramentas importantes para quebrar o tabu acerca de temas que ainda nos dias de hoje são pouco vistos em outras mídias, como o vírus HIV. Os youtubers Gabriel Estrela, do projeto “Boa sorte”, e Gabriel Comicholi, do canal “Hdiário”, produzem vídeos sempre com muita tranquilidade sobre a vida de quem é soropositivo e sobre como agir em algumas situações que vão naturalmente surgir para quem recebe este diagnóstico.

Para assistir a todos os quadros do Garimpando, acesse aqui a playlist do Antenize no Youtube.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Tags:  garimpando

Criado em 14/01/2019 - 12:25

Últimas

O que vem por aí