Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Décio Pignatari

A vida e a obra do criador da revista Noigandres

Autor por Autor

No AR em 09/07/2011 - 01:00


2


Autor por Autor desta sexta (08), às 22h30, traça o perfil do escritor Décio Pignatari. O público pode acompanhar os principais acontecimentos e fases da vida do autor, que é interpretado pelo ator Pascoal da Conceição. Já Celso Frateschi conduz a narrativa, que inclui momentos importantes da infância de Décio, seus primeiros poemas, os estudos na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, o surgimento da poesia concreta e os trabalhos na área publicitária.


O programa, que tem cenário virtual e é produzido em alta definição, é entremeado por declarações do próprio Pignatari. Foram obtidas durante entrevista com o consultor literário do programa.


Protagonista da poesia concreta - mais importante movimento de vanguarda do país nas últimas décadas -, Décio Pignatari, filho de imigrantes italianos, nasceu em 1927, em Jundiaí (SP). Pouco depois do seu nascimento, a família se transferiu para Osasco, na Grande São Paulo, onde Pignatari morou até os 25 anos.


Criou em 1952, com os irmãos Haroldo e Augusto de Campos, a revista Noigandres - onde lançou as bases de uma poesia experimental, que abolia o verso e explorava os aspectos visuais e verbais da palavra. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), em 1953 e, em seguida, viajou para a Europa, onde permaneceu por dois anos. Depois de Poesia Pois É Poesia (1977), livro que sintetiza sua trajetória revolucionária, enveredou pela prosa - nas obras Panteros (romance) e Bili com Limão Verde na Mão (ficção para público juvenil) - e pelo teatro - como na peça Céu de Lona, que tem Machado de Assis e sua mulher Carolina como personagens.


Décio Pignatari também tem uma importância fundamental como tradutor, teórico da comunicação e publicitário.


Direção Geral Ricardo Elias
Roteiro Enéas Carlos Pereira

Horário: 22h30




Criado em 08/07/2011 - 13:14 e atualizado em 08/07/2011 - 13:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí