Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ruth Rocha

A vida e a obra da verdadeira rainha dos baixinhos

Autor por Autor

No AR em 16/07/2011 - 01:00


Ruth-Rocha

A série Autor por Autor desta sexta (15), às 22h, homenageia uma das grandes escritoras infantis: Ruth Rocha. Os atores Bemvindo Sequeira vive o avô Ioiô e o Reizinho Mandão; Georgiana Goés, na pele de Ruth Rocha; e Tomaz Costa, como o personagem que adora perguntar: "Marcelo, Marmelo, Martelo?". Num cenário virtual que remete ao universo infantil, o trio interpreta as principais fases da vida da autora, que também ajuda a traçar sua própria trajetória por meio de depoimentos cheios de emoção.


Ruth, a menina que aos 13 anos fez uma promessa a si mesma de ler todos os livros do mundo, fala sobre seus pais e do tempo em que era criança e morava no bairro de Vila Mariana, em São Paulo. "A minha infância foi cheia de histórias", comenta.


A escritora também conta histórias sobre seu avô Ioiô, que foi o grande responsável por despertá-la para o universo da literatura. "Ele sabia histórias de Grimm, de Andersen, de Perrault... ele sabia de histórias das mil e uma noites... ele sabia todas as histórias folclóricas. Ele contava sem parar, sem repetir", relembra.


A escritora ainda fala como a sociologia, a política e a literatura entraram em sua vida, e revela que foi trabalhar na biblioteca do Colégio Rio Branco, em São Paulo, e lá começou a ter muito contato com os pequenos estudantes. Ruth também comenta sobre sua família, o ano que começou a escrever, a passagem pelas revistas Cláudia e Recreio, da editora Abril; o sucesso do livro Marcelo, Marmelo, Martelo (1976), que vendeu quase 12 milhões de exemplares; entre outros fatos importantes.




Criado em 15/07/2011 - 13:14 e atualizado em 15/07/2011 - 13:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí