Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Intolerância Alimentar

Caminhos da Reportagem

No AR em 11/04/2021 - 20:00

Cólicas intestinais, desconfortos abdominais, inchaços, diarreias, dermatites, enxaquecas... sintomas comuns às pessoas que sofrem de alguma intolerância alimentar. Ao glúten, ao ovo, à lactose. Isso quer dizer que o pãozinho francês e o café com leite, companhia de tantos brasileiros logo pela manhã, podem fazer muito mal a algumas pessoas. O bolo feito pela avó, também. Isso porque a receita leva ovo. Já o queijo, queridinho de muitos, pode ser o vilão em várias mesas.

O Caminhos da Reportagem desta semana vai mostrar como vivem as pessoas que descobriram alguma restrição alimentar. Histórias como a da pequena Lara, de apenas um ano e meio, que se sente mal depois de ingerir ovo. A mãe, Patricia Fernandes, conta que teve que aprender a fazer pão de queijo, iguaria tradicional na família, sem o ingrediente. A expectativa é que o organismo da menina, com o passar dos anos, se torne tolerante. “A gente tem que esperar. Enquanto isso, restringir a alimentação dela”, afirma Patrícia.

Pão de queijo sem ovo para a pequena Lara
Pão de queijo sem ovo para a pequena Lara - Divulgação/TV Brasil

Já a professora de Pilates, Claudete Monteiro, vai ter que conviver com sua restrição para sempre. Ela descobriu que tem doença celíaca que, segundo especialistas, ainda não tem cura, nem remédio. A solução? Tirar completamente o glúten da dieta. “E uma semana sem glúten já faz diferença, viu?”, garante Claudete, que sofria de enxaqueca, além dos sintomas gastrointestinais.

Claudete saboreia o bolo sem glúten
Claudete saboreia o bolo sem glúten - Divulgação/TV Brasil

A gastropediatra Lenora Gandolfi explica que 1% da população mundial tem a doença celíaca, que é a intolerância ao glúten. “Quem tem mais risco é quem tem diabetes tipo 1, hipertireoidismo, outras doenças autoimunes”, exemplifica. Já a intolerância à lactose, que é o açúcar do leite, atinge 70% das pessoas ao redor do mundo. Apesar do alto número, o que as especialistas afirmam é que é possível viver bem e se alimentar de forma saudável e saborosa. “Hoje existem manejos nutricionais, preparos, desconstrução de receitas que acabam facilitando os preparos dos alimentos das pessoas que têm intolerâncias”, esclarece a nutricionista Glaucia Medeiros.

Nossa equipe visitou uma padaria especializada em alimentos para intolerantes e também uma fábrica de laticínios que produz uma linha zero lactose. Também mostramos as dificuldades na hora de ir às compras e as diferenças entre as intolerâncias e as alergias. Não perca!

Mercados oferecem produtos para intolerantes
Mercados oferecem produtos para intolerantes - Divulgação/TV Brasil

Ficha técnica

Reportagem: Carlos Molinari
Produção: Francislene de Paula
Imagens: André Rodrigo Pacheco
Apoio às imagens: Claiton Freitas, Rivaldo Martins, Rogerio Verçoza, Sigmar Gonçalves e Sumaia Villela
Auxílio técnico: Edivan Viana, Marcelo Vasconcelos e Rafael Calado
Edição de texto: Francislene de Paula
Edição de imagens e finalização: Rivaldo Martins
Arte: Eudes Lins e Lucas De Souza Pinto

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 08/04/2021 - 16:40

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí