Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Riquezas da Nossa Terra: Campanha Gaúcha, o vinho dos pampas

Caminhos da Reportagem

No AR em 18/12/2022 - 22:00

Dos pampas gaúchos, ressurge uma tradição que veio com os imigrantes para o sul do país: a produção de vinhos. A região da Campanha Gaúcha, na fronteira brasileira com o Uruguai e Argentina, tem se destacado por ser um local quente no verão e com menor volume de chuvas, o que beneficia as uvas viníferas, produzindo vinhos de qualidade.

Vinícolas fazem todo o processo de envasamento
Vinícolas fazem todo o processo de envasamento - Reprodução TV Brasil

A equipe do Caminhos da Reportagem foi até a região sudoeste do Rio Grande do Sul conhecer os vinhos, produtores e histórias por trás das vinícolas que se destacam no cenário nacional. Os vinhos tintos, brancos e rosé da Campanha Gaúcha receberam o selo de indicação geográfica em 2020, pela qualidade do produto feito na região.

Vinhos da serra gaúcha
Vinhos da campanha gaúcha - Reprodução TV Brasil

A equipe do Caminhos visitou vinícolas como a Campos de Cima, em Itaqui. O casal Hortência e José Ayub investiram em uvas numa época em que pouco se falava de vinho por ali. “Eu me lembro muito da primeira garrafa de vinho que produzimos, foi como ter um filho nas suas mãos, porque você começa todo o trabalho do nada”, lembra Hortência. José avalia que a presença da vinícola abriu as portas para outros negócios. “Depois que a gente implantou a área de vinho, já tem gente plantando aqui noz pecan e oliveiras”, conta.

Em 2006, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) criou o curso de bacharelado em Enologia. Uma aposta que, para a reitora do campus do município de Dom Pedrito, Nádia Bucco, deu certo.“Temos profissionais renomados como professores e isso faz com que os nossos alunos saiam como profissionais de excelência”, afirma. A demanda por enólogos ainda é maior do que a universidade consegue formar.

Irmãs lideram vinícola Campos de Cima
Irmãs lideram vinícola Campos de Cima - Reprodução/TV Brasil

A Guatambu optou por ser uma vinícola de boutique, com pequenos lotes, limitados e garrafas numeradas. As vendas, durante a pandemia aumentaram 60%. Uma realidade vista também por outros produtores, como Rene Ormazabal Moura, co-proprietário da Bodega Sossego. “Na pandemia teve bloqueio de fronteiras, o dólar ficou alto e as pessoas acabaram tendo acesso ao vinho brasileiro, quase que forçado, porque era o que tinha, mas tiveram uma surpresa muito agradável”, avalia.

A cooperação entre os produtores é essencial. A vinícola Batalha, por exemplo, além da produção dos próprios vinhos e ser aberta ao turismo, também fabrica vinhos para outras marcas. “O produtor traz a uva e nós fazemos o vinho, isso é uma característica muito forte na Campanha Gaúcha, essa parceria entre quem tem uma marca comercial e as vinícolas”, conta.

Vinícola Batalha está em região histórica do Rio Grande do Sul
Vinícola Batalha está em região histórica do Rio Grande do Sul - Reprodução TV Brasil

Essa e outras histórias estarão no episódio “Campanha Gaúcha, o vinho dos pampas”, que vai ao ar no próximo domingo (18/12), às 22h, na TV Brasil.

 

Ficha técnica

Reportagem: Ana Graziela Aguiar
Reportagem cinematográfica: André Rodrigo Pacheco
Auxílio técnico: Marcelo Vasconcelos
Produção: Carol Oliveira e Tiago Bittencourt
Edição de texto: Carina Dourado
Edição de imagens e finalização: André Eustáquio
Arte: Júlia Gon

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 13/12/2022 - 16:40

Últimas

O que vem por aí