Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caminhos da Reportagem discute causas e consequências da Lava Jato

Primeira fase da operação foi deflagrada no dia 17 de março de 2014

Caminhos da Reportagem

No AR em 17/03/2024 - 22:00

Dez anos após o início da Lava Jato, o Caminhos da Reportagem que a TV Brasil exibe neste domingo (17), às 22h, discute as causas e consequências da operação. Durante a edição inédita, a atração jornalística da emissora pública destaca quais foram os resultados práticos da Lava Jato para o Brasil.

A primeira fase da operação foi cumprida no dia 17 de março de 2014. Em uma manhã de segunda-feira, a Polícia Federal foi às ruas com 81 mandados de busca e apreensão e um objetivo: desarticular um grupo suspeito de lavagem de dinheiro.

CR_LAVAJATO_POLÍCIA FEDERAL
A operação Lava Jato foi deflagrada pela PF em 17.3.2014 - Divulgação/ TV Brasil


Para transformar recursos com origem ilícita em dinheiro limpo, a quadrilha usava, segundo as investigações, a contabilidade de uma lavanderia instalada em um posto de combustíveis de Brasília. Daí o nome da operação.

CR_LAVAJATO_POSTO QUE DEU ORIGEM AO NOME DA OPERAÇÃO
Posto de combustíveis que batizou a operação Lava Jato - Reprodução/ TV Brasil


Ao longo de dez anos, a Lava Jato foi do céu ao inferno. Conquistou fama e ostracismo. Colecionou seguidores e haters. Os primeiros cinco anos da operação foram de notícias quase sempre positivas. Em 2019, no entanto, uma série de reportagens do site Intercept Brasil colocou em xeque os métodos da Lava Jato. Foi quando a “Vaza Jato” assumiu o protagonismo e provocou uma reviravolta.

A maior consequência foi a libertação do presidente Lula. Preso em abril de 2018, ele seria solto em novembro do ano seguinte, após uma mudança de entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). Por 6 votos a 5, os ministros voltaram a proibir a prisão depois de condenação em 2ª instância. O começo da pena dependia, novamente, do chamado “trânsito em julgado”, momento em que não há mais recurso.

CR_LAVAJATO_DEPOIMENTO LULA
Lula e Moro frente a frente em maio de 2017- Reprodução/TV Brasil


“Eu diria, em uma frase: não se combate o crime cometendo crimes. Na verdade, a Lava Jato terminou como uma verdadeira organização criminosa”, afirma o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

CR_LAVAJATO_FOTO_GILMAR_MENDES
Min. Gilmar Mendes: "A Lava Jato terminou como uma verdadeira organização criminosa" - Reprodução/ TV Brail


Já para o ministro aposentado Marco Aurélio Mello, também do STF, “o saldo da Lava Jato foi a demonstração de que o Estado existe, funciona e busca o melhor em termos de cidadania”.

CR_LAVAJATO_FOTO_MARCO_AURELIO
Min. Marco Aurélio Mello: "O saldo da Lava Jato foi a demonstração de que o Estado existe" - Reprodução/ TV Brasil


Além dos dois ministros, nossa equipe ouviu as opiniões dos jornalistas Leandro Demori, ex-editor executivo do Intercept Brasil, Natália Viana, diretora executiva da Agência Pública, e Luis Nassif, diretor do jornal GGN.

O Caminhos da Reportagem também conversou com o advogado José Roberto Batochio, com a coordenadora do Núcleo de Direito e Economia Política da FGV de São Paulo, Raquel Pimenta, e com a professora Ligia Maura Costa, especialista da ONU em combate à corrupção.

Ficha técnica
Reportagem: Flavia Peixoto
Reportagem cinematográfica: André Rodrigo Pacheco, Rogerio Verçoza e Sigmar Gonçalves
Auxílio técnico: Dailton Matos, Marcelo Vasconcelos e Rafael Calado
Apoio à reportagem cinematográfica: Alexandre Nascimento, Gilmar Vaz e Raul Cordeiro
Colaboração técnica: João Batista
Produção: Patrícia Araújo
Edição de texto: Paulo Leite
Edição de imagem e finalização: André Eustáquio
Arte: Caroline Ramos e Alex Sakata

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/03/2024 - 16:05

Últimas

O que vem por aí