Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pelo direito de sorrir

Caminhos da Reportagem

No AR em 10/03/2024 - 22:00

Uma grande parte da população brasileira coloca a mão na frente da boca ao sorrir. Esconde as mutilações que sofreu durante a vida: a retirada dos dentes. “A cada quatro pessoas no Brasil que têm 65 anos ou mais, três são desdentados”, afirma Gilberto Pucca, professor de Odontologia da Universidade de Brasília (UnB). A saúde bucal é o tema do próximo Caminhos da Reportagem.

de_cada_4_pessoas_acima_de_65_anos_3_arrancaram_todos_os_dentes
De cada quatro pessoas acima de 65 anos, três arrancaram todos os dentes - Divulgação/TV Brasil


A partir de maio de 2023, passou a ser obrigatória a garantia de atendimento odontológico gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Gestores municipais, estaduais e federais não podem mais se negar a colocar a saúde bucal a serviço da população”, afirma Doralice Severo da Cruz, coordenadora-geral de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde. A equipe do Caminhos da Reportagem viajou pelo país para mostrar como tem sido, na prática, a garantia desse direito.

prevençao_feita_em_jardim_de_piranhas
Prevenção feita em Jardim de Piranhas - Divulgação/TV Brasil

No interior do Rio Grande do Norte, em Jardim de Piranhas, encontramos serviços públicos de atenção primária (mais básicos) e secundária (especializados). O município foi um dos primeiros com menos de 20 mil habitantes a se credenciar para os doi tipos de atendimento e receber recursos do Ministério da Saúde, dentro do Programa Brasil Sorridente.

CR_SAUDE_BUCAL_BL1.00_00_00_00.Quadro001
Saúde bucal - Divulgação/TV Brasil

Nos locais em que ainda não há serviços especializados, os desafios são maiores. No caso do Quilombo Sucurijuquara, na Ilha de Mosqueiro, no Pará, o atendimento odontológico é algo mais recente e ainda está na atenção primária. "Como é uma comunidade mais afastada do centro, a gente percebe desafios, como a prevalência de cárie, uma grande necessidade de extrações”, avalia a dentista Helenice Farias Valente.

Básico e essencial

toda_semana_a_dentista_camila_ferreira_visita_a_ilha_de_combu_no_para
Toda semana a dentista Camila Ferreira visita a Ilha de Combu, no Pará - Divulgação/TV Brasil

O atendimento básico é essencial para que o paciente não necessite da atenção mais especializada. Toda semana, a dentista Camila Ferreira se desloca para a Ilha de Combu, no Pará, fazendo atendimentos e prevenção, em casas e escolas. Com a higienização correta e o acompanhamento profissional, a ideia é que as crianças não tenham que passar por procedimentos mais complexos.

Além disso, a atenção básica também tem servido para identificar vítimas de violência sexual. Áquila Dantas trabalha no Centro de Especialidades Odontológicas de Natal, Rio Grande do Norte, e já ajudou a identificar vítimas de abuso. Ela é especialista em atendimento a pessoas com deficiência e chama a atenção para os casos de violência sexual neste grupo. 

“As pessoas com deficiência são 5 vezes mais abusadas em comparação às pessoas sem deficiência”, afirma a dentista. E completa: “a gente tem que chamar a atenção dos dentistas, para saberem a importância que têm na vida destas pessoas, eles podem libertar crianças e adolescentes de abusadores”.

Todas essas histórias estarão no episódio “Pelo direito de sorrir”, do programa Caminhos da Reportagem, que vai ao ar no domingo (10/03), às 22h, na TV Brasil.

atendimento_de_crianças_em_jardim_de_piranhas
Atendimento de crianças em Jardim de Piranhas - Divulgação/TV Brasil

Ficha técnica

Reportagem: Flavia Peixoto
Produção: Claiton Freitas
Reportagem cinematográfica: Rogerio Verçoza 
Auxílio técnico: Rafael Calado
Apoio produção: Thiago Padovan
Apoio reportagem cinematográfica: Sigmar Gonçalves (DF) e JM Barboza (SP)
Apoio auxílio técnico: Dailton Alves (DF), Marcelo Vasconcelos (DF) e Ivan Meira (SP)
Edição de texto: Carina Dourado
Edição de imagens e finalização: Rivaldo Martins
Arte: Caroline Ramos e Alex Sakata

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/03/2024 - 18:20

Últimas

O que vem por aí