Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Eleições 2014 – a questão do voto

Muitos dos jovens que foram às ruas protestar por melhorias sociais em

Caminhos da Reportagem

No AR em 26/09/2014 - 01:00

Índios Ianomami Xirixana pleitearam o direito de votoDe acordo com pesquisa, jovens entre 16 e 25 estão desiludidos com a políticaMais de 140 milhões de brasileiros vão às urnas nas eleições de outubro para escolher governadores e o Presidente da República. Mas, uma pesquisa aponta que muitos jovens com idades entre 16 e 25 anos estão desiludidos com a política.

O Caminhos da Reportagem desta semana revela a realidade dos índios Ianomami, que estão no caminho inverso. Reivindicaram sessões eleitorais. Nossa equipe visitou aldeias das etnias Ianomami Xirixana e Uxiu de Roraima. E constatou que muitos deles estão ansiosos para votar. Alguns, pela primeira vez. Para os índios, a participação nas eleições pode pressionar autoridades e trazer melhorias para as  áreas de educação e saúde.

O antropólogo Ademir Ramos, o cineasta Jorge Furtado e o professor Gaudêncio Torquato, da USP, analisam o processo eleitoral do ponto de vista da propaganda e do marketing político, com a atual influência das redes sociais. O Caminhos da Reportagem mostra também um movimento político que, com criatividade, vai além do voto: um grupo de amigos gaúchos criou um coletivo para cobrar ações do poder público.


Reportagem: Ana Graziela Aguiar
Imagens: André Pacheco, Osvaldo Alves, Sigmar Gonçalves
Auxiliar Técnico: Alexandre Souza, Edivan Viana, Thiago Sousa e Lion Arthur Silva
Edição de Texto: Conchita Rocha
Edição de imagens e finalização: André Eustáquio, Márcio Stuckert e Henrique Charles Correa
Produção: Tiago Bittencourt e Gilberto Costa
Arte: Dinho Rodrigues

 




Criado em 23/09/2014 - 14:24 e atualizado em 26/09/2014 - 08:49

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí