Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entre os santos

Capelão vê luz intensa e presencia situação inesperada

Cinco Vezes Machado

No AR em 20/12/2013 - 21:30

"Entre santos" é um conto de Machado de Assis. Foto: ABLEsta semana a TV Brasil exibe Cinco Vezes Machado, uma série de cinco episódios baseada em cinco contos do escritor Machado de Assis. No episódio "Entre os santos", o capelão percebe uma luz intensa e se surpreende com o que vê.

O capelão da igreja de São Francisco de Paula, ao recolher-se tarde uma noite, percebe luz por baixo das portas do templo. Assustado com o mistério por tratar-se de luz demasiado intensa e fixa para ser causada por ladrões, tratou de averiguar, escondendo-se na sacristia.

Ouviu vozes de uma conversação. Viu então uma coisa extraordinária. Dois dos três santos da igreja, São José e São Miguel, tinham descido dos nichos, e sentados nos seus altares, conversavam. Do outro lado, viu São Francisco de Salles e São João, igualmente sentados, falando com os outros santos.

Escondido, o capelão ouvia e contemplava os santos que comentavam as ações do dia. Cada um notava alguma coisa, penetrando a alma e a vida dos fieis. Quando o capelão deu por si, era dia claro. Correu a abrir as portas e janelas da igreja para deixar entrar o sol, inimigo dos sonhos...




Criado em 23/11/2012 - 18:12 e atualizado em 09/12/2013 - 13:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí