Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Uma visita de Alcebíades

Joaquim Soares recebe inusitada visita de um heroi grego dos jogos

Cinco Vezes Machado

No AR em 18/12/2013 - 21:30

"Uma visita de Alcebíades" é um conto de Machado de Assis. Foto: ABLEsta semana a TV Brasil exibe Cinco Vezes Machado, uma série de cinco episódios baseada em cinco contos do escritor Machado de Assis. No episódio "Uma visita de Alcebíades", Joaquim Soares recebe inusitada visita de um heroi grego dos jogos olímpicos.

Joaquim Soares, estudioso de história e literatura grega, enquanto faz hora para ir a um baile da corte, estira-se no sofá e abre um tomo de plutarco. E sucede o que sempre se dava com ele quando lia alguma coisa antiga: transporta-se ao tempo da ação da obra.

A página aberta era sobre o heroi dos jogos olímpicos, Alcebíades. Só que desta feita, eis que o próprio Alcebíades aparece ali, perto da parede, em carne e osso, grego autêntico, trajado à antiga, de saiote e sandálias.

Alcebíades senta-se em uma poltrona e em pouco os dois conversavam, embora, verdade seja dita, Joaquim não escondesse o nervosismo pelo inusitado da situação. Alcebíades começa por pedir notícias de Atenas e se alegra por saber que era hoje a capital da Grécia.

Joaquim diz-lhe que se preparava para ir a um baile. Alcebíades não sabe o que é um baile, e quando ouve que se tratava de danças, imagina que seriam as danças gregas. Mas Joaquim explica que cada século tinha suas danças




Criado em 21/11/2012 - 04:38 e atualizado em 09/12/2013 - 13:24

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí