Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O caso da vara

A aventura de Damião para não retornar ao seminário

Cinco Vezes Machado

No AR em 16/12/2013 - 21:30

"O caso da vara" é um conto de Machado de Assis. Foto: ABLEsta semana a TV Brasil exibe Cinco Vezes Machado, uma série de cinco episódios baseada em cinco contos do escritor Machado de Assis. No episódio "O caso da vara", o telespectador acompanha aventura de Damião para não retornar ao seminário.

Damião fugiu do seminário. Para casa não podia ir – temia a zanga do pai. O padrinho João Carneiro era um moleirão sem vontade. Aí, lembrou-se de Sinhá Rita, viúva, namorada de João Carneiro.

Damião tinha ideias vagas dessa situação e tratou de aproveitar. Sinhá Rita vivia de ensinar renda e bordado às moças e Damião chega no meio da aula, ameaçando matar-se se obrigado a voltar ao seminário. Sinhá Rita decide, então, incumbir João Carneiro de fazer o pai do rapaz mudar a carreira do filho.

A contragosto, João Carneiro sai para cumprir a missão. Para alegrar a espera, Sinhá Rita conta anedotas. Uma das crias da casa, Lucrécia, negra e magrinha, 15 anos, de tanto rir, esquece o trabalho. Mas Sinhá Rita era o capeta com as meninas. Se a tarefa não estivesse pronta à noitinha, Lucrécia seria castigada com surra de vara. Damião pensa em pedir à Sinhá Rita para perdoar Lucrécia





Criado em 13/11/2012 - 18:18 e atualizado em 09/12/2013 - 13:23

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí