Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Teoria do medalhão

As dúvidas de Janjão para a escolha de seu ofício

Cinco Vezes Machado

No AR em 19/12/2013 - 21:30

"Teorias do medalhão" é um conto de Machado de Assis. Foto: ABLEsta semana a TV Brasil exibe Cinco Vezes Machado, uma série de cinco episódios baseada em cinco contos do escritor Machado de Assis. No episódio "Teoria do medalhão", o enredo aborda as dúvidas de Janjão para a escolha de seu ofício.

Tobias festejara com amigos os 21 anos de seu filho Janjão. Ao retirar-se o último convidado do jantar, o pai tem com o filho uma conversa de adultos, começando por enumerar as diversas carreiras que o filho poderia seguir: parlamentar, juiz, jornalista, fazendeiro, industrial, comerciante, escritor ou artista. Mas qualquer que seja a profissão, é necessário que se seja grande, ilustre, ou pelo menos notável, acima da obscuridade comum.

Mas, assim como é de boa economia guardar um pão para a velhice, assim também é de boa prática garantir um ofício para a hipótese de que os outros falhem. Janjão pergunta que ofício seria esse. O pai responde que nenhum parece ser mais útil e cabido que o de medalhão. Tobias passa então a expor as condições para que o medalhão plenamente se realize. Segundo o pai, primeiro, é preciso ter todo cuidado com as ideias que se tenha para uso próprio e alheio. Afinal, ele recomenda ao filho que o melhor é não as ter absolutamente.




Criado em 23/11/2012 - 11:45 e atualizado em 09/12/2013 - 13:27

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí