Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Uns braços

O dilema moral de Inácio e dona Severina: jovem vive admirando os

Cinco Vezes Machado

No AR em 17/12/2013 - 21:30

"Uns braços" é um conto de Machado de Assis. Foto: ABLEsta semana a TV Brasil exibe Cinco Vezes Machado, uma série de cinco episódios baseada em cinco contos do escritor Machado de Assis. No episódio "Uns braços", a trama envolve o dilema moral de Inácio e dona Severina.

Inácio, quinze anos bem feitos, cabeça inculta, mas bela, olhos de rapaz que sonha, um corpo não destituído de graça, ainda que vestido mal e modestamente, trabalha para o solicitador Borges, em cuja casa vive na esperança de um dia ter um ofício.

Borges, casado com dona Severina, destratava diariamente o jovem a quem chamava de malandro, cabeça de vento, estúpido, maluco. E a vida de Inácio seguia insípida e solitária exceto pelos fugazes momentos em que punha os olhos nos braços de dona Severina. aí se esquecia de si e de tudo.

Certo dia dona Severina desconfia que o menino a amava. Por que não? Não era ela bonita? Cria-se uma complicação moral. Inácio começou a sentir que ela fugia com os olhos, ou falava áspero, quase tanto como o marido. De outras vezes o tom da voz saía brando e até meigo, muito meigo.





Criado em 19/11/2012 - 19:04 e atualizado em 09/12/2013 - 13:25

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí