Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sociólogo Alain Touraine analisa as crises do capitalismo contemporâneo

O escritor francês fala sobre a gravidade da crise financeira de 2008

Incertezas Críticas

No AR em 05/03/2017 - 09:30

O francês Alain Touraine, um dos sociólogos mais respeitados do mundo, analisa, nesta edição do Incertezas Críticas, as crises do capitalismo contemporâneo e como elas podem levar a Europa à catástrofe.

O escritor avalia que, em 2008, os estados se endividaram enormemente para impedir que acontecesse como em 1929. "Tudo isso quer dizer que não resolvemos o problema. Por enquanto, nós o deslocamos, postergando um pouquinho. Mas agora a crise financeira se transformou em crise monetária e, portanto, em crise da economia como um todo", afirma.

Para Touraine, o capital está fora de controle e esta é uma crise que pode se tornar mortal, uma vez que não se levou à reconstrução ou à criação de uma nova cena social e política. "Falar de crise dá a sensação de que caímos num buraco mas voltaremos a subir. Não é certo que voltaremos a subir", complementa.

Autor de diversos livros, o sociólogo Alain Touraine é conhecido pela dedicação à sociologia do trabalho e dos movimentos sociais. É considerado o pai da expressão "sociedade pós-industrial".




Direção: Daniel Augusto
Produção executiva: Fernando Dias e Mauricio Dias

Criado em 22/02/2017 - 12:22 e atualizado em 22/02/2017 - 12:22

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí