Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conta de luz mais cara em julho

Repórter Brasil Tarde

No AR em 01/07/2024 - 12:45

A conta de luz vai ficar mais cara em julho. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai acionar a bandeira amarela neste mês.

Segundo a agência, isso foi necessário devido à necessidade de geração de mais energia pelas usinas termelétricas, que produzem energia mais cara que as hidrelétricas. A Aneel diz que o cenário é de escassez de chuva, somado ao inverno com temperaturas acima da média histórica.

Os consumidores vão pagar R$ 1,88 a mais a cada 100 kw/h consumidos. Por exemplo: uma família que use por meia hora, todo os dias, um chuveiro de 4.500 kw, no fim do mês vai pagar R$ 1,13 a mais apenas pelo uso desse equipamento.

Essa é a primeira alteração da bandeira desde abril de 2022. Foram 26 meses com bandeira verde, quando não há cobrança adicional na taxa de luz.

Esse sistema de bandeiras foi criado pela Aneel, em 2015, para indicar os custos da energia. Para a agência, com esse sistema, a população pode fazer escolhas de consumo, reagindo a tarifa mais altas. Antes o consumidor não tinha informação sobre a energia mais cara e o repasse do custo ocorria apenas nos reajustas anuais.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 01/07/2024 - 17:35

Últimas

O que vem por aí