Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Inteligência Artificial ajuda a encontrar problemas após enchentes

Repórter Brasil

No AR em 14/06/2024 - 19:00

A inteligência artificial tem ajudado a detectar os principais problemas enfrentados pelas cidades gaúchas após as enchentes de maio.

A novidade já está circulando pelas ruas de Porto Alegre. A reportagem é da TVE do Rio Grande do Sul, emissora da Rede Nacional de Comunicação Pública.

O carro é equipado com uma câmera usa inteligência artificial para mapear os problemas encontrados na rua.

Três veículos estão circulando pela capital desde o início do mês. Eles foram enviados gratuitamente por uma startup de Curitiba para ajudar a identificar os danos causados pelas enchentes.

Ela surge no cenário nacional para apoiar a gestão pública na zeladoria das cidades. A inteligência artificial já está calibrada para encontrar mais de 36 ocorrências na rua, um buraco, mato, um lixo descartado de forma incorreta, animais na via, fiação solta, bueiros com grelho ou sem grelha danificados, a sinalização.

Um software de inteligência oficial vai tentando classificar o tipo de problema que ele enxerga. Para cada problema identificado vai uma foto e vai uma geolocalização.

Até o momento já foram registradas mais de 13 mil ocorrências. Os bairros Sarandí, Farrapos e Navegantes são os que apresentam o maior número de problemas.

Lixo irregular por conta das cheias e buracos ou rachaduras nas vias estão entre os mais comuns. Tudo fica registrado em imagens com horário e localização precisa.

Assim, a prefeitura sabe exatamente onde atuar.

Os carros, cedidos gratuitamente nesse período de calamidade pública, vão continuar circulando em Porto Alegre até o fim de junho.

Depois, devem seguir para São Leopoldo, no Vale dos Sinos.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/06/2024 - 21:15

Últimas

O que vem por aí