Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Piratas Pirados!

Sessão Família

No AR em 19/03/2023 - 14:00

O Capitão Pirata é um dos mais atrapalhados navegantes dos sete mares e sua maré de azar o incomoda. Embora nem sempre bem sucedido em suas empreitadas, ele tem um sonho: vencer seus grandes concorrentes Black Bellamy e Cutlass Liz para levar o prêmio Pirata do Ano.

Cutlass Liz é uma forte concorrente para o Capitão Pirata
Cutlass Liz é uma forte concorrente para o Capitão Pirata - Divulgação

O ganhador da cobiçada láurea será aquele que conseguir roubar mais. Com rivais extravagantes, que destroem navios inimigos e obtêm vultosas quantias, o Capitão precisa espantar a urucubaca que o prejudica para alcançar seu desejo quase utópico de reconhecimento.

Para conseguir cumprir a árdua missão na trama ambientada no ano de 1837, Capitão vai com sua tripulação da exótica Ilha de Sangue às ruas da Londres vitoriana. Sem sucesso, eles batalham contra diversos adversários e buscam saquear navios.

Capitão Pirata quer levar o prêmio Pirata do Ano
Capitão Pirata quer levar o prêmio Pirata do Ano - Divulgação

As tentativas frustradas de pilhagem refletem o cotidiano do grupo. A bravura não é um dos fortes desses marujos. Tripudiados pelos seus pares, eles encaram uma triste realidade. A fracassada trupe de piratas tem o Dia do Presunto como ápice de sua rotina.

Com uma vistosa barba, o comandante conhece duas figuras históricas: a Rainha Vitória e o famoso pesquisador Charles Darwin. A sorte do desastrado Capitão e de seus piratas começa a mudar quando eles resolvem invadir o navio da expedição científica coordenada pelo cientista.

O então jovem biólogo britânico nota que o papagaio do Capitão, mascote do navio, é, na verdade, um Dodô, uma ave extinta. Darwin reconhece o animal raro para surpresa de todos. Ao constatar que seu animal de estimação é um bicho raro, o líder da claudicante tripulação observa que pode auferir lucros com essa descoberta.

Ele acredita que a novidade tem muito potencial para proporcionar glórias, ouro, prêmios e até a amizade da temperamental Rainha Vitória. A monarca está sempre enraivecida com os ladrões dos oceanos que pilham as riquezas da coroa.  O comandante não imagina que pode estar caindo em uma perigosa armadilha que envolve um apetite gastronômico bastante singular.

Charles Darwin vive acompanhado de um amigo macaco que interage por meio de cartazes. Ao lado da Rainha Vitória, o cientista apresenta cenas hilárias. A história aproveita o gancho para tiradas divertidas sobre a Teoria da Evolução e sacadas com sátiras à realeza britânica.

Acompanhe as aventuras do desastrado Capitão e de seus piratas
Acompanhe as aventuras do desastrado Capitão e de seus piratas - Divulgação

Produzida pelo estúdio Aardman, a animação "Piratas Pirados!" tem direção de Peter Lord e Jeff Newitt. A equipe é responsável por sucessos como "A Fuga das Galinhas" (2000) e do vencedor do Oscar "Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais" (2005), atrações também desenvolvidas com a mesma técnica manual.

Animação realizada em em stop-motion, com registros quadro a quadro, com personagens e cenários de massinha, o filme tem a ajuda de recursos de computação gráfica quando conveniente para a trama. As técnicas conferem agilidade à história. Com cenário rico nos detalhes, as cenas conferem articulação e realismo ao valorizar sombras e movimentos.

Repleta de aventuras, perigos e emoções, a divertida produção tem vários méritos. O filme prima por valores como lealdade e amizade. Também incentiva a criançada a persistir nos seus objetivos e em acreditar que é possível alcançar seus sonhos.

Em terra firme ou no alto mar, os fora da lei representados na tela fazem badernas inacreditáveis que encantam e provocam risadas. As piadas encadeadas com inteligência em sequência motivam gargalhadas no público de todas as idades.

O roteiro é uma adaptação de Gideon Defoe para o texto de seus próprios livros. A animação traz ótimos personagens e tipos icônicos no formato de bonecos de massa. O longa faz essa combinação ao revitalizar os estereótipos clássicos.

A trilha sonora da produção também tem destaque. O longa-metragem infantil traz repertório diverso que mescla obras como "Garota de Ipanema" e "Also Sprach Zarathustra" a clássicos consagrados do rock britânico como "London Calling" e "Alright".

Título original: The Pirates! In an Adventure with Scientists. País: Reino Unido e Estados Unidos. Ano: 2012. Gênero: animação. Direção: Peter Lord e Jeff Newitt. Roteiro: Gideon Defoe.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Tags:  stop motion

Criado em 18/05/2022 - 11:10

Últimas

O que vem por aí