Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Para o cientista político Aldo Fornazieri, os políticos-celebridades tendem ao fracasso

Aldo Fornazieri, professor e coordenador da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, fala sobre o impacto das candidaturas de celebridades sobre o jogo democrático.

Neste processo, a influência da televisão é importante, pois o fato deles serem candidatos conhecidos lhes dá uma condição de vantagem. O professor aponta que há estudos que mostram que o sistema democrático aceita bem candidatos que vem de fora do sistema político.

Segundo Aldo Fornazieri, “a experiência histórica mostra que se estes candidatos-celebridades se elegem para cargos executivos, normalmente a tendência é o desastre, é o fracasso destes governos. São pessoas que não estão preparadas para o comando político”.  Um dos exemplos citados pelo professor é o de Silvio Berlusconi, na Itália, que era tanto um empresário quanto um homem de mídia, e ele produziu um grande desastre no governo italiano.

Para Aldo Fornazieri,  estes eventuais políticos podem ser bons comunicadores, no entanto, esta qualidade do bom comunicador não se traduz automaticamente na qualidade de um bom político.

Assista também ao episódio: Celebridades na Política




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/09/2015 - 18:10 e atualizado em 17/09/2015 - 12:11

Últimas

O que vem por aí