Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Uma homenagem ao Maestro Alceo Bocchino

"A Grande Música" presta homenagem ao Maestro Alceo Bocchino, que completou noventa anos em novembro passado. José Schiller conversou com Bochinno, na sede da Escola de Música Villa-Lobos, que possui um centro de pesquisas com o nome do Maestro. Bocchino falou sobre sua vida e carreira, em um bate-papo emocionante. Na parte musical, o programa apresenta o concerto realizado pela Rádio MEC em comemoração aos noventa anos de Alceo Bocchino, conforme roteiro abaixo:

Seresta para violino e piano

(Violino: Daniel Guedes - Piano: Kátia Balloussier)

Sonatina

Piano: Ingrid Barancoski

Quatro canções

À Marilia

Nada

Máxima Nº1

Cantiga de Ninar

(Mezzo soprano: Luciana Costa e Silva

Piano: Patrícia Bretas)

Quarteto de cordas

(1º violino: Daniel Guedes - 2º violino: Gabriela Queiroz

Viola: Bernardo Fantini - Violoncelo: Márcio Mallard)

Todas as composições são de Alceo Bocchino.

Gravado no Estúdio Sinfônico da Rádio MEC / RJ

Sobre Alceo Bocchino:

Nascido em 30 de novembro de 1918, em Curitiba, Paraná, Alceo Bocchino é um dos nomes mais conceituados do cenário musical brasileiro. Iniciou os estudos de música em sua cidade natal com Rosa Lubrano, Antonio Melillo e João Poeck. Também foi aluno de Camargo Guarnieri, Villa-Lobos e Francisco Mignone. Sua produção como compositor abrange trabalhos sinfônicos, camerísticos, canções e instrumentos solistas.

Durante longo período trabalhou em rádios: foi diretor musical da Mayrink Veiga e da Mundial, e regente e orquestrador das rádios São Paulo, Tupi Difusora e Record de São Paulo. Na Rádio MEC, o maestro Alceo Bocchino também foi muito presente e atuante, durante anos. Conforme lembra o maestro Edino Krieger, Bocchino foi um dos produtores do programa Música e Músicos do Brasil, criado por Mozart de Araújo e produzido por uma equipe que incluía Andrade Muricy, Ayres de Andrade, Ademar Nóbrega e Helza Camêu.

Nos anos 1960, Alceo Bocchino integrava o Trio Rádio MEC juntamente a Anselmo Zlatopolsky e Iberê Gomes Grosso. Ele ajudou a formar a Orquestra Sinfônica Nacional (OSN), em janeiro de 1961, da qual foi titular por dois períodos de sete anos. Na Rádio MEC, a OSN desempenhou uma importante função social, na medida em que atingiu um amplo e diversificado público através das ondas da rádio, chegando a gravar, em seus estúdios, obras de grandes compositores brasileiros, como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Guerra-Peixe, Francisco Mignone, Cláudio Santoro, Lorenzo Fernandez, José Siqueira, Heckel Tavares, Pe. José Nunes Garcia, Alberto Nepomuceno, Carlos Gomes e Radamés Gnattali.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/05/2009 - 17:22 e atualizado em 07/05/2009 - 17:22

Últimas

O que vem por aí