Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Glória e Oratório

O Natal já levou mestres, como Bach e Vivaldi, a compor em sua

A Grande Música

No AR em 23/12/2012 - 06:30

BachO calendário religioso é referência marcante na produção artística. A partir da fé e da religião, pintores, escultores e compositores criam obras expressivas. Algumas diretamente ligadas a eventos significativos, datas específicas. O Natal já levou muitos mestres a compor em sua celebração. A mais expressiva e grandiosa dessas obras é o Oratório de Johann Sebastian Bach. Na época, os festejos natalinos se estendiam até o Dia de Reis, quando se fecha o ciclo em torno do nascimento do filho de Deus. Bach compôs um ciclo de seis cantatas para cada momento desse calendário:

J. S. BachOratório de NatalCantata II, com a Cia. Bachiana Brasileira, orquestra, coro e solistas; Regência: Ricardo Rocha

 

 


VivaldiAntonio Vivaldi é outro mestre do período Barroco. Admirado por Bach, seu contemporâneo, era padre e deixou obras emblemáticas em música litúrgica. Seguimos com a Cia Bachiana Brasileira, desta vez com o Glória deste mestre da escola italiana:

A VivaldiGloria RV 589, em Ré Maior, com a Cia. Bachiana Brasileira, orquestra, coro e solistas; Regência: Ricardo Rocha

 




 

Direção-geral, roteiro e apresentação: José Schiller
Direção e edição: Gustavo Borjalo
Produção-executiva: Cristina Maluhy

Criado em 21/12/2012 - 17:41 e atualizado em 21/12/2012 - 17:47

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí