Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Prokofiev

O experimentalismo do compositor abriu as portas de outras linguagens

A Grande Música

No AR em 16/12/2012 - 06:30

O jovem Prokofiev ainda na Ucrânia, sua terra natal, no final do séc. XIXNa primeira metade do séc. XX há uma efervescência e diversidade ímpares na música de concerto russa. Novos compositores, muitos deles alunos de Rimsky-Korsakov e outros nomes consagrados, alimentam o calendário e repertório dos teatros do mundo inteiro. Já existe uma escola russa, reconhecida no colorido orquestral próprio, na construção melódica e material temático característicos.

Sergei Prokofiev está entre os que marcam aquela época. Sua inquietação o leva a trabalhar diferentes formas e se associar a novas linguagens que ganham espaço. O momento é de descoberta de horizontes e culturas, expressas em todas as artes e linguagens.

S. Prokofiev – Abertura sobre temas hebraicos com o Trio Agosto e Quarteto Continental

O período entre 1915 e 1917 é duplamente agitado na Rússia. O país está envolvido na Primeira Guerra Mundial e mergulhado numa crise política interna que vai culminar na Revolução Comunista. Nesse contexto que foi composta Visões Fugitivas, originalmente para piano. São vinte pequenas peças, que depois ganharam a transcrição para cordas. A Grande Música registrou com a Oslo Camerata:

S. Prokofiev - Visões Fugitivas, op. 22 com a Oslo Camerata

Se Prokofiev tinha interesse em novas linguagens e as possibilidades criativas que ofereciam, como o cinema, era também atento às formas clássicas de composição. Entre elas a sonata, base para a sinfonia, o concerto com solista e peças camerísticas de maior fôlego. Como exemplo, o programa traz Antonio Meneses  comemorando seu aniversário no palco, durante o Encontro Internacional de Violoncelo:

S. Prokofiev – Sonata para violoncelo e piano em Dó Maior, op. 119, com Antonio Meneses, violoncelo e Luiz Fernando Benedini, piano

 

 

 

 




Direção-geral, roteiro e apresentação: José Schiller

Direção e edição: Gustavo Borjalo

Produção-executiva: Cristina Maluhy

Estagiária: Mariana Lopes
 

Criado em 13/12/2012 - 16:30 e atualizado em 13/12/2012 - 18:24

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí