Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quinta Sinfonia de Tchaikovsky

A Grande Música

No AR em 08/12/2012 - 06:30

RachmaninoffA partir do século XIX, a música russa revelou uma série de compositores com diferentes filiações estéticas. Depois de Glinka, nomes como Tchaikovsky ou os integrantes do Grupo dos Cinco atraíram o interesse pela ópera, balé e música russa de concerto.

Outra tradição russa é a de grandes pianistas e, ao juntar esses grupos, Rachmaninoff foi responsável por um repertório fundamental aos pianistas. Seu domínio da escrita orquestral garante a densidade necessária para a sua expressão e lirismo, transitando com facilidade entre as grandes formas e peças curtas, não só para piano. Neste caso, uma Ave Maria para coro:

S.Rachmaninoff - Ave Maria, com o Dallas Symphony Chorus, regência de David R. Davidson

Os balés de Tchaikovsky também estão entre os mais populares do mundo. Ele soube, como poucos, criar climas e passagens de efeito para apoiar a coreografia, e sua produção sinfônica é consistente e revela outra dimensão do compositor. Trabalha a música pelo sentido musical, obedecendo e transgredindo as formas características da sinfonia:

P. I. Tchaikovsky - Sinfonia nº 5, em mi menor, op. 64", com a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, regência de Roberto Minczuk

 

 

 




 

Direção-geral, roteiro e apresentação: José Schiller

Direção e edição: Gustavo Borjalo

Produção-executiva: Cristina Maluhy

 

 

Criado em 07/12/2012 - 17:17 e atualizado em 10/12/2012 - 14:07

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí