Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brahms, Luciano Magalhães e a OSB

Obra do compositor alemão alia tensão e serenidade à estrutura formal

A Grande Música

No AR em 12/08/2012 - 07:30

BrahmsA Grande Música desta semana exibe o Concerto para Piano nº 1 do alemão Johannes Brahms com apresentação do pianista carioca Luciano Magalhães e da Orquestra Sinfônica Brasileira sob a regência de José Maria Florêncio.

Brahms começou o Concerto para Piano nº 1 aos vinte e cinco anos. Como era seu estilo, cada obra era trabalhada longamente, e esta partitura iniciada em 1854 só foi concluída em 1859, praticamente cinco anos depois.

Oriundo da escola germânica, Brahms reúne em sua música uma polarização entre tendências estéticas e converge em suas composições as conquistas do romantismo com a retomada do rigor formal do classicismo.

Luciano MagalhãesNo concerto apresentado neste programa, o compositor alemão desenvolve materiais que tinha anotado para uma sinfonia e para uma sonata para dois pianos que, porém, não chegou a compor. Expressa tensão e a serenidade ao longo da música, seguindo a estrutura formal clássica dos concertos, nas intervenções e diálogos do piano solista com a orquestra.

J. Brahms – Concerto Nº1, para piano e orquestra, em ré menor, Op. 15
Luciano Magalhães, piano; OSB; regência José Maria Florêncio


Direção-geral, roteiro e apresentação: José Schiller
Direção e edição: Gustavo Borjalo
Produção-executiva: Cristina Maluhy





Criado em 08/08/2012 - 11:11 e atualizado em 08/08/2012 - 11:21

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí