Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ceysson

Vasto repertório é apresentado em concerto que conquistou o público

A Grande Música

No AR em 19/08/2012 - 07:30

CeyssonHá pouco tempo, era difícil encontrar um concerto de harpa nas temporadas musicais brasileiras. O interesse pelo instrumento ultrapassou o campo dos próprios harpistas com duas iniciativas simultâneas e paralelas. O Festival de Música de Santa Catarina recebeu a doação de 16 harpas de um empresário. Já no Rio de Janeiro, foi criado o Festival Internacional de Harpas (RioHarpFestival).

O programa A Grande Música desta semana é dedicado justamente a um convidado deste festival dirigido por Sergio da Costa e Silva. Emmanuel Ceysson é primeiro harpista da Orquestra de Paris e fez um concerto que conquistou o público pelo virtuosismo e riqueza de repertório.

C. P. E. Bach – Solo Für Harfe (Wotq 139)
Emmanuel Ceysson, harpa

Um dos parceiros do Festival Internacional de Harpas é o “Projeto Candelária” que abriu suas portas para este concerto de Emmanuel Ceysson. As obras originais para harpa mostram bem os recursos do instrumento, revelam a habilidade do instrumentista e exigem domínio técnico e artístico do intérprete.

G. Fauré – Impromptu pour harpe
Emmanuel Ceysson, harpa

A maioria dos instrumentos de cordas divide a função de vibrar a corda para uma das mãos e a de selecionar a altura no braço para a outra. Na harpa, as cordas seguem a escala diatônica e as alterações cromáticas são feitas através de pedais.

Escrever para qualquer instrumento está sempre condicionado a respeitar as características, tanto no sentido mais óbvio de sua extensão, quanto no conhecimento das regiões e efeitos que são mais expressivos em cada um.

M. Tounier – Sonatine Op. 30
Emmanuel Ceysson, harpa

O repertório para harpa tem participação significativa de compositores franceses. Se a técnica exige uma coordenação específica do intérprete, é também um desafio para o compositor. São poucos os compositores não harpistas que se aventuram a compor para o instrumento.

A. Caplet – Deux Divertissiments (Française / Espagnole)
Emmanuel Ceysson, harpa




Direção-geral, roteiro e apresentação: José Schiller
Direção e edição: Gustavo Borjalo
Produção-executiva: Cristina Maluhy

Criado em 10/08/2012 - 18:17 e atualizado em 10/08/2012 - 18:17

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí