Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Duos 1

Série sobre os duos na música de concerto

A Grande Música

No AR em 29/09/2012 - 07:30

Nesta edição do programa, A Grande Música inicia uma série sobre os duos na música de concerto, que ocupa um lugar especial na literatura de todas as épocas e, entre elas, os duos com piano, numa combinação que alia o sentido solista dos instrumentos com a densidade harmônica que se pode obter de um instrumento de teclado.

Neste episódio, são apresentados três exemplos representativos de momentos diferentes da história da música.

Para começar, o duo Tania Lisboa e Elizabeth Mucha, que se formou no Encontro Internacional de Violoncelos. O programa começa com a Sonata em Dó Maior de Beethoven, uma obra da maturidade do compositor que traz a liberdade expressiva que aponta para a superação dos canones que compreendemos como característicos do classicismo:

L. V. Beethoven – Sonata em Dó Maior, Op. 102, Nº 1; Tânia Lisboa, violoncelo; Elizabeth Mucha, piano

Robert Schumann

Robert Schumann é um compositor identificado historicamente com o Romantismo. A obra escolhida é emblemática: foi composta originalmente para trompa e piano, podendo ser também para violino ou violoncelo e piano. É uma das peças escritas com a intenção de que músicos amadores podessem se aperfeiçoar em seus instrumentos com uma obra consistente, exigindo um domínio técnico e artístico tão sofisticado que se tornou repertório de formações profissionais:

R. Schumann – Adágio e Allegro, Op. 70; Tânia Lisboa, violoncelo; Elizabeth Mucha, piano

O terceiro exemplo traz a música do início do século vinte na Inglaterra. Franck Bridge tem traços de influência de Brahms em sua sonata para violoncelo e piano, mas tanto a forma quanto a expressão são marcadas pelo período em que compôs esta obra. A peça tem dois movimentos e foi escrita entre 1913 e 1917, alternando um clima tranquilo e pastoral com a tormenta vivida pela Primeira Guerra Mundial:

F. Bridge – Sonata para Cello e Piano, em ré menor, H 125; Tânia Lisboa, violoncelo; Elizabeth Mucha, piano

 




EQUIPE "A GRANDE MÚSICA":

Direção-geral, roteiro e apresentação: José Schiller
Direção e edição: Gustavo Borjalo
Produção-executiva: Cristina Maluhy

Criado em 27/09/2012 - 18:52 e atualizado em 27/09/2012 - 19:05

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí